Voltar para a tela anterior.

Legislativo prestigia abertura do Cartório do Idoso da Polícia Civil

Criação do órgão foi a principal bandeira da Comissão do Idoso nos últimos anos


O Cartório de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil já está funcionando, em Caxias do Sul. A inauguração foi nesta quinta-feira (25/03), na Central de Polícia, no Bairro Jardim América, na Rua Irmão Miguel Dário, 1061. Um dos principais batalhadores para criação do órgão quando presidia a Comissão do Idoso da Câmara Municipal, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB representou Legislativo no ato.

Também estavam presentes o deputado Carlos Búrigo/MDB, interlocutor na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado para essa conquista, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e equipe, o delegado regional Cléber dos Santos Lima, a delegada responsável pelo cartório, Aline Martinelli, a delegada da Central de Polícia, Thais Norah Sartori Postiglione Peteffi, o assessor da Comissão do Idoso, Paulo Ruffato, que representou a presidente e vereadora Gladis Frizzo/MDB, o ex-assessor da Comissão, Rafael Toigo, e o ex-vereador e policial civil Gustavo Toigo.

A repartição funcionará em duas salas da Central de Polícia e será vinculada à Delegacia para a Mulher, comandada pela delegada Aline. Uma escrivã atenderá o público. Outros dois agentes investigarão os crimes contra idosos, problemas cada vez mais recorrentes.

O movimento para a cidade ter atendimento policial especializado às pessoas da terceira idade se iniciou há quase dois. Com apoio do deputado Carlos Búrigo e do Conselho Municipal do Idoso, para viabilizar a repartição, o então presidente da Comissão do Idoso, Felipe Gremelmaier, e demais vereadores do grupo se reuniram com autoridades do Governo do Estado, do Parlamento Regional, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prefeitos de Caxias do Sul e região, entre outras instituições.

“Foi um longo trabalho, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tantas outras entidades e instituições, reunindo informações que embasassem o pedido desse órgão ao Governo do Estado. Foi uma construção de muitas mãos, que agora garante um local de referência na cidade para proteção dos idosos”, declarou Felipe.

A importância do cartório foi ressaltada pelo prefeito Adiló, o deputado Búrigo, o secretário de Segurança Pública e os delegados. Todas as autoridades foram unânimes em destacar que é um grande passo para, no futuro, Caxias do Sul ter uma Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso.

Hoje, a Comissão do Idoso é formada pelos vereadores Gladis Frizzo/MDB (presidente), Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo de Camillis/PSB, Maurício Marcon/NOVO e Tatiane Frizzo/PSDB.

Redação: Jornalista Clever Moreira

25/03/2021 - 14:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo