Voltar para a tela anterior.
A audiência pública, promovida pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara (CLPC), pautou avaliação do vereador Rodrigo Beltrão/PT, que preside a CLPC, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (06).
A reunião, realizada no último sábado, no Largo da Estação Férrea, discutiu os problemas trazidos pelos agricultores que comercializam produtos na Feira Ecológica, realizada há 13 anos na localidade. Com o tema Feira Ecológica e os Desafios da Produção Orgânica, o encontro, que reuniu em torno de 70 pessoas, buscou ouvir os apontamentos dos feirantes quanto às carências que atingem o cultivo de orgânicos em Caxias do Sul.
A falta de incentivo aos produtores de orgânicos, pela administração municipal, foi uma das deficiências levantadas durante a audiência. Para Beltrão, o público da reunião, boa parte formado por agricultores e consumidores, apontou ações práticas, como a criação de programa específico que envolva a atuação de técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como resultado da audiência, o petista salientou a formação de um grupo de trabalho para a elaboração de documento, com as reivindicações dos feirantes, a ser remetido ao prefeito José Ivo Sartori.
Conforme Beltrão, esse assunto será a pauta da reunião ordinária da CLPC, que ocorre amanhã, às 15h, na Câmara.
O vereador Mauro Pereira/PMDB, que compareceu à audiência pública, considerou positiva a postura adotada pelos representantes do Executivo, em se colocarem à disposição quanto às reivindicações dos feirantes. Estavam presentes o secretário Municipal da Cultura, Antonio Feldmann, e Arno Constanzi, que representou a Secretaria Municipal da Agricultura.
A vereadora Ana Corso/PT afirmou que boa parte dos problemas apontados depende de uma resposta ágil da prefeitura. Para ele, é necessário que haja o desenvolvimento de um programa específico que auxilie os agricultores orgânicos.