Voltar para a tela anterior.

Wagner Petrini questiona possível prorrogação de contrato com a Visate

Indignado e preocupado, o parlamentar diz que a não é possível adiar mais uma vez o processo licitatório


Em tom de indignação e preocupação, o vereador Wagner Petrini/PSB ocupou a tribuna virtual de hoje (11/03) para tratar de um tema que, segundo o próprio, é considerado polêmico: a licitação do serviço de transporte público municipal. Petrini afirmou que falta transparência por parte da Prefeitura e da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Em reportagem publicada pelo Jornal Pioneiro, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB e o secretário da SMTTM, Alfonso Willenbring Jr., afirmam que é possível que seja solicitada uma prorrogação no contrato com a atual empresa que presta o serviço (Viação Santa Tereza de Caxias do Sul – Visate). O contrato vigente segue valendo até o dia 12 de maio. A gestão aponta, entre um dos motivos da decisão, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda não devolveu a minuta do novo edital ao município.

Petrini, que é o atual presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), afirmou que Adiló não tem cumprido com sua palavra, promovida, principalmente, na época das eleições municipais. “Ficou só na promessa. Essa licitação, a transparência e o prazo. O contrato vence agora em 12 de maio e corre o risco de ficar sem transporte na nossa cidade”, afirmou.

O parlamentar salienta que não é aceitável que o contrato seja prorrogado, já que, para Petrini, caso seja aceita a proposta de mais tempo para a atual concessionária, a culpa se voltará para os vereadores. “Cadê a responsabilidade da Prefeitura e da Secretaria de Trânsito, a forma transparente? Nos prometeram que iriam lançar essa licitação”, disse.

Integrante da CDUTH, a vereadora Denise Pessôa/PT disse que as desculpas dadas pela Prefeitura não são aceitáveis, já que envolvem uma solicitação de um pedido de adiamento do processo feito por um ex-vereador, ainda em 2020. “É uma vergonha o prefeito dizer isso, que a culpa por não fazer a licitação é do [ex] vereador Chico Guerra”, afirmou a parlamentar. Denise ainda argumentou que o atual secretário de Transportes é o mesmo da gestão Flavio Cassina e que, ainda no ano passado, foi afirmado que a licitação estava “quase pronta”, segundo palavras da petista.

Os vereadores Adriano Bressan/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Felipe Gremelmaier/MDB e Olmir Cadore/PSDB também se manifestaram no debate, destacando que a situação de renovação não é discutível, sendo necessário buscar afundo o que está atrapalhando o processo de licitação. Gremelmaier destacou que a cobrança tem que ser forte. “Já se passou quase um ano da renovação, não tem mais desculpas, a partir de agora é agir, fazer funcionar”, disse o emedebista.

Ao final de seu espaço, Petrini voltou a criticar as decisões de fechamento do comércio como uma das medidas de combate ao avanço da pandemia da covid-19, por parte do governo estadual. O parlamentar afirma que essas ações não funcionam, mas que ajudam a fechar pequenos negócios.

11/03/2021 - 10:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo