Voltar para a tela anterior.

Aprovada criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação

A iniciativa é da vereadora Marisol Santos, que também é autora de projeto de lei que cria a Política Municipal de Educação Especial


Pensando naqueles estudantes com inteligência acima da média e que necessitam de atendimento especializado, os vereadores aprovaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação, presente no requerimento 26/2021. Na defesa da criação da frente, na sessão de hoje (09/03), a propositora Marisol Santos/PSDB destacou que o tema é relativamente novo na sociedade, mas que precisa ter o debate intensificado.

O documento destaca que essas crianças e adolescentes, que possuem estas altas habilidades, passam por diversos problemas, principalmente a discriminação, exclusão, bullying, entre outros. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população mundial são consideradas como superdotadas. Trazendo para nível regional, segundo dados do grupo de mães destas crianças, 0,04% dos estudantes da cidade são identificados com altas habilidades.

É destacado pelo requerimento que já acontece um empenho por parte do governo para promover atendimento especializado, tanto emocional quanto pedagógico, seja para os estudantes quanto para a família, mas que ainda é muito pouco e defasado.

A parlamentar Marisol Santos é autora do projeto de lei 20/2021, que visa criação de Política Municipal de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados. Marisol trouxe para a discussão alguns relatos de mães de alunos com altas habilidades, agradecendo a oportunidade de que haja debate sobre o tema. Nos últimos dias, o projeto recebeu destaque na mídia caxiense.

“Muitas [mães] relatam pra gente que se sentem invisíveis, muitas vezes para o sistema educacional e também para a sociedade”, afirmou Marisol. O vereador Lucas Caregnato/PT parabenizou a tucana pela iniciativa e relembrou do trabalho já existente no país. “No Brasil, há muito anos, nós temos um desenvolvimento de políticas públicas com os alunos de inclusão”, disse.

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, ao defender seu voto favorável, reafirmou a importância de grupos como as Frentes Parlamentares. “Para aqueles que nos acompanham, sabem que as frentes parlamentares tem esse papel de buscar matérias e se aprofundar nos assuntos”, conclui Tatiane.

Elisandro Fiuza/Republicanos, Felipe Gremelmaier/MDB e Olmir Cadore/PSDB elogiaram a iniciativa da colega Marisol e se declararam favoráveis.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 26/2021

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS XUXA PTB Sim

DENISE PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

09/03/2021 - 11:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo