Voltar para a tela anterior.

TV Câmara reprisará sessão solene em homenagem ao ex-presidente Ovídio Deitos

A transmissão começa às 20h30, para lembrar o empresário que faleceu nesta segunda-feira


Às 20h30 desta segunda-feira (08/03), no canal 16 da NET e nas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube), a TV Câmara Caxias reprisa sessão solene, em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul Ovídio Deitos. O também empresário faleceu hoje, aos 80 anos, no município. Lutava contra um câncer e não resistiu. O corpo está sendo velado no Memorial São José. Amanhã, pela manhã, será sepultado no Cemitério Público Municipal. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias, em razão da perda de Deitos. Deixou a esposa, Glaci Dolores, duas filhas e três netos.

Aquela solenidade aconteceu em 25 de outubro de 2017, no plenário da Casa, sob a condução do então vereador-presidente, Felipe Gremelmaier (hoje, 2º secretário da Mesa Diretora). Na oportunidade, Deitos foi reconhecido com a Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil. A honraria se justificou pelo seu trabalho, junto a loteamentos da cidade, a partir da Empresa Urbanizadora Rodobrás, fundada por ele.

O atual presidente da Câmara, vereador Velocino Uez, destacou que Deitos era um político que pensava nas pessoas humildes. “O Legislativo caxiense perdeu um de seus representantes e um grande homem. Além de político, era um empresário que ajudava muitas entidades e toda a comunidade caxiense”, enalteceu.

Deitos nasceu em 20 de outubro de 1940, em Carlos Barbosa. Morador de Caxias desde criança, com o passar dos anos, envolveu-se na comunicação e na construção civil. Atuou na imprensa da cidade, como redator e repórter, na Rádio Caxias, na TV Caxias (Canal 8), no Jornal Correio Riograndense e foi correspondente na Serra da Empresa Jornalística Caldas Júnior.

Ex-vereador caxiense de 1973 a 1982, pela Arena, Deitos presidiu o Legislativo em 1973 e 1974. Na abertura da sessão ordinária de 1º de março de 1974, que dava início àquele ano legislativo, como presidente dos trabalhos, ele anunciou o começo dos serviços de taquigrafia e xerox. “Quero chamar a atenção dos vereadores que toda matéria que, por ventura, venha a ser lida, seja fornecida uma cópia às taquígrafas. Na próxima semana, os senhores terão o serviço de xerox”, explicava aos colegas.

Na vida pública, Deitos concorreu a prefeito local, em duas oportunidades (1988 e 1992). Passou pelo PP e pelo PT. Ultimamente, encontrava-se no PP caxiense, do qual já havia sido presidente. Em 2004, na segunda administração do ex-prefeito Gilberto Pepe Vargas (hoje, deputado estadual), presidiu a Festa da Uva. Ajudou na idealização da estátua do Cristo do Terceiro Milênio, localizado no Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões do evento). Em razão desse trabalho, também em 2004, recebeu a Medalha Caxias do Sul. Foi dirigente e presidente do Conselho Deliberativo da S.E.R. Caxias do Sul.

08/03/2021 - 15:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo