Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin sugere a criação de renda básica emergencial em Caxias do Sul

A parlamentar se demonstrou preocupada com as famílias que se encontram em vulnerabilidade social


A necessidade de solucionar os problemas das famílias de baixa renda em decorrência da pandemia da Covid-19, em Caxias do Sul, foi o foco do grande expediente da vereadora Estela Balardin/PT, na sessão ordinária de hoje (25/02). Segundo Estela, a atual realidade jogou boa parte da população mais pobre da cidade para um status de vulnerabilidade social nunca visto antes. Nesse sentido, a vereadora sugeriu que o Legislativo, em conjunto com a prefeitura, deva pensar em uma renda básica emergencial que ajude essa parte da população.

Um ponto de destaque da parlamentar foi sobre o custo de vida em Caxias do Sul, que tem aumentado exponencialmente. A vereadora comentou sobre matéria do Jornal Pioneiro, mostrando que, para uma família de quatro pessoas viverem de forma estável, precisariam de uma renda superior a R$ 5 mil. “Nos últimos 10 anos, a cesta básica aumentou 80,29% e vemos ainda o aumento na conta de luz, o aumento na gasolina”, disse.

Estela argumentou que esse aumento nos gastos da população com serviços básicos (mercado, gasolina, transporte) impede que sejam investidos recursos no comércio da cidade, ou seja, acarretando problemas na economia do município. “O que principalmente trava a economia? É o fato das pessoas estarem em situação de vulnerabilidade social escancarada e cada vez pior”, afirmou Estela.

De acordo com a petista, a procura pelo Cadastro Único do município aumentou cerca de 37,1% durante o período da pandemia. São cerca de 60 mil famílias cadastradas e que dependem dessa ajuda. Para Estela, o Auxílio Emergencial do Governo Federal trouxe certo alívio para as famílias brasileiras que passam por dificuldades financeiras, principalmente àqueles que perderam seus empregos devido à crise sanitária ou que já estavam desempregados.

“O debate dessa renda básica precisa ser feito com grande profundidade”, complementou a vereadora Denise Pessôa/PT, que defende uma renda de ajuda emergente o quanto antes.

Afirmando-se representante do governo de Jair Bolsonaro na Casa, o vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA elogiou a petista pela dedicação na busca de soluções para os problemas citados. O parlamentar ainda destacou que o presidente e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm buscado maneiras de retornar com o Auxílio Emergencial.

Mesmo com ressalvas em relação à distribuição de renda via governos, o vereador Maurício Marcon/NOVO apoiou e parabenizou Estela pela manifestação. Lucas Caregnato/PT e Olmir Cadore/PSDB também elogiaram a vereadora. Cadore, que é líder do governo Adiló Didomenico na Casa, prometeu levar a ideia ao prefeito.

Ao final, Estela afirmou que o debate sobre os problemas financeiros da sociedade não terá fim enquanto não for amplamente discutido. “Desigualdade social faz com que a economia não ande, faz com que famílias sofram com a falta de seus direitos básicos garantidos”, analisa a parlamentar.

25/02/2021 - 10:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo