Voltar para a tela anterior.

Pedido de informações sobre Serviço de Transporte Público é rejeitado por maioria

Com nove votos contrários, o requerimento foi arquivado


Rejeitado por maioria (9x3). Assim ficou o status do requerimento 5/2021, de autoria da Bancada do PT (Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnato), discutido e votado na sessão representativa desta terça-feira (19/01). Em sua base, a matéria trouxe 13 questionamentos à Prefeitura Municipal sobre o serviço público de transporte coletivo urbano. Com a rejeição, o documento será arquivado.

Os vereadores gostariam que a prefeitura informasse qual foi o número de passageiros que utilizaram o transporte coletivo público entre os anos de 2004 e 2020. O mesmo questionamento valeu para o Passe Livre no último domingo de cada mês. Outros questionamentos foram sobre o impacto das passagens para avaliadores populares, passagens para idosos entre 60 e 65 anos (cadastrados no Cadastro Único do Idoso) e usuários do Passe Livre de domingo, no valor da passagem atual (R$ 4,65).

Ao se declarar contrário ao documento, Adriano Bressan/PTB (vice-líder do governo Adiló Didomenico/PSDB na Câmara) afirmou que os parlamentares da Bancada do PT receberam as respostas dos questionamentos durante reunião direta com o prefeito, realizada na semana passada. Mesmo elogiando a iniciativa, Bressan pediu que os colegas votassem contrário ao requerimento.

Defensor do requerimento, Caregnato destacou que o diálogo é importante, pois a questão do transporte público vem sendo discutida ano após ano, uns com mais dificuldade, dependendo do governo municipal. Um dos pontos tocados na fala do petista foi sobre a questão do valor da passagem de ônibus. Um questionamento é se existe algum cálculo para reajuste da tarifa para 2021, seja de planos da concessionária ou da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM).

Votando favorável, Renato Oliveira/PCdoB reafirmou a necessidade de essas perguntas serem respondidas, já que são de um tema relevante para a cidade. Estela Balardin/PT e Juliano Valim/PSD votaram favoráveis e se manifestaram defendendo a aprovação.

Gladis Frizzo/MDB, José Dambrós/PSB e Maurício Marcon/NOVO, mesmo elogiando a iniciativa, se posicionaram contra o documento, afirmando que todas ou a maioria das questões serão respondidas em reunião entre o prefeito Adiló e os vereadores, que será realizada na tarde desta terça-feira (19/01).

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 05/2020

Vereador - Partido – Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Não

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não

ELISANDRO FIUZA Republicanos Não

ESTELA BALARDIN PT Sim

GLADIS FRIZZO MDB Não

JULIANO VALIM PSD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Não

MAURÍCIO MARCON NOVO Não

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Não

SANDRO FANTINEL PATRIOTA Não

ZÉ DAMBRÓS PSB Não

19/01/2021 - 14:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo