Voltar para a tela anterior.

Projeto sobre instalação de bloqueadores de ar em hidrômetros é apresentado por Renato Oliveira

De acordo com o parlamentar, os bloqueadores de ar são comprovadamente eficazes


O projeto de lei, que requer a instalação de bloqueadores de ar, por empresa concessionária do serviço de abastecimento de água, no município de Caxias do Sul, foi apresentado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, na sessão ordinária desta terça-feira (04/08). De acordo com o parlamentar, o bloqueador de ar é uma peça que impede a passagem de ar em redes de abastecimento de água e seu objetivo é reduzir o custo da conta pelo consumo, ao impedir que o ar, que pode chegar pelas tubulações das concessionárias de água, seja registrado pelo hidrômetro.

Renato explicou que diversos usuários do sistema público de abastecimento de água têm reclamado sobre suas contas apresentarem consumo de água abundante que não teriam utilizado. O parlamentar destacou que a possível instalação dos bloqueadores de ar não deve gerar necessidade de admitir mais servidores e, portanto, não haverá aumento de despesas com a criação de cargos. “É um aparelho de rápida instalação. A medida visa ser mais justa com o consumidor, que pagará somente pela água consumida e não por ar”, pontuou.

Segundo o vereador, há uma resistência por parte do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), mas que os bloqueadores de ar já são comprovadamente eficientes.

O vereador Adiló Didomenico/PSDB, em a parte, parabenizou a proposição e destacou que os hidrômetros novos são mais sensíveis e existe uma suspeita de que o consumidor esteja pagando por ar.

04/08/2020 - 12:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo