Voltar para a tela anterior.

Elisandro Fiuza destaca necessidade de investimentos em habitação

O vereador atentou para a situação de famílias que vivem em situação precária de moradia


As chuvas, que causaram estragos a dezenas de famílias de Caxias do Sul, nos últimos dias, levantaram a temática da habitação, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/07). O vereador Elisandro Fiuza/Republicanos se manifestou em favor da construção de políticas públicas, para garantir moradias, sobretudo às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O parlamentar pontuou que essas ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra evidenciam, na sua ótica, um investimento insuficiente do poder público, em habitações populares e loteamentos do município. Ao mesmo tempo, ponderou que a população precisa ser responsável com o meio ambiente, no sentido de realizar o descarte correto do lixo.

Lamentou que diversos bairros sofressem com problemas de encostas e se encontrassem em situações irregulares, citando localidades como Canyon, Monte Carmelo, Planalto e Mariani, onde um homem morreu soterrado na última terça-feira.

Fiuza repercutiu sua experiência como secretário municipal da Habitação (junho de 2017 a janeiro de 2019), quando pôde constatar essa realidade. Verificou a grande quantidade de construções irregulares, provenientes do rápido e desordenado crescimento do município, nas últimas décadas. A partir disso, o parlamentar destacou a importância de trazer discussões para um planejamento de cidade, propostas e ações para regularizações fundiárias das moradias dignas à comunidade.

A vereadora Denise Pessôa/PT recordou que, em 2006, durante a gestão do então prefeito José Ivo Sartori/MDB (2005-2012), contratou-se uma empresa para traçar um plano municipal, para identificação e redução dessas áreas de risco. Mas, segundo a parlamentar, desde então, o plano não se alterou.

09/07/2020 - 13:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo