Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso recebe relatório sobre testes de Covid-19 em ILPIs

Solicitado pelo grupo parlamentar, o documento descreve atividades realizadas nas ILPIs durante a pandemia de coronavírus


A Comissão do Idoso da Câmara Municipal recebeu da Secretaria Municipal da Saúde o relatório sobre testagens de Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Caxias do Sul. Solicitado pelo grupo parlamentar, o documento descreve atividades realizadas nas ILPIs durante a pandemia de coronavírus, o protocolo e a metodologia de testes, o tratamento dado à ILPI onde houve surto, entre outras informações.

A Secretaria da Saúde informa que, desde março, quando se iniciou a pandemia na cidade, orientou as ILPIs sobre como agir por meio de normativas de órgãos referências em saúde pública. De acordo com o relatório, cada uma das 30 casas lares enviou um Plano de Contingência, que foram analisados e corrigidos pela Vigilância Sanitária.

Segundo o ofício da Secretaria da Saúde, em 8 de maio, foi atualizada a Nota Informativa da Anvisa com o protocolo de testagem de todos os idosos e funcionários das ILPIs. O trabalho de teste começou em 13 de maio, seguindo um rígido protocolo com entrada de serviço e área de apoio para a paramentação de profissionais da saúde nas ILPIs.

Pelo relatório, constata-se que houve triagem inicial para separação de sintomáticos de não assintomáticos, para só então decidir qual o tipo de teste ser aplicado. Dependendo do caso, decide-se qual a testagem. Por exemplo, testes rápidos através do sangue, a partir do 10º dia de sintomas. Já o teste PCR, através da mucosa nasal, do 3º ao 10º dia dos sintomas. Conforme os resultados, era determinado o afastamento do funcionário por 14 dias, devendo este procurar a UPA Central.

Os resultados foram 30 ILPIs visitadas, com 1.179 testes rápidos realizados, 2 coletas de PCR em funcionários de uma mesma instituição, 3 resultados positivos em 3 funcionários de 3 ILPIs diferentes e 1 positivo em idoso assintomático.

Em relação ao surto na ILPI do Desvio Rizzo, desde a notificação do surto pela casalar, a Secretaria da Saúde orientou para isolamento. Todos idosos foram testados, em 18 de maio, e novamente, em 15 de junho, tendo como positivo apenas 1 idoso assintomático nessa segunda testagem.

Os funcionários com sintomas foram afastados, e os idosos, isolados e hospitalizados conforme o caso. Conforme o relatório, a Secretaria, através de servidores específicos para atendimento as ILPIs, segue monitorando a casa onde houve surto e analisando diariamente situações trazidas por outras instituições de verificar necessidades de hospitalizações ou outros encaminhamentos.

Presidente da Comissão do Idoso, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB avaliou o relatório apresentado pela Secretaria da Saúde. “Entendemos que a Secretaria vem realizando um trabalho técnico de qualidade no trato com as ILPIs e que, mesmo com todos os cuidados, não foi possível evitar algumas situações que inclusive levaram dois idosos a óbito. Entretanto, deve ser louvado o trabalho e acreditamos que muitas vidas foram poupadas com as ações tomadas, motivo pelo qual agradecemos e nos colocamos à disposição para auxiliar naquilo que for possível”, comentou Felipe Gremelmaier, acrescentando que o grupo parlamentar continuará cobrando do Poder Executivo a situação das ILPIs e nova rodada de testagens.

Também integram a Comissão do Idoso os vereadores Alceu Thomé/PTB, Elizandro Fiúza/Republicanos, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/PSDB.

 

Redator: Clever Moreira 

08/07/2020 - 13:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo