Voltar para a tela anterior.

Comissão de Agricultura entrega ofício ao Prefeito solicitando decreto de emergência

O encontro contou com a participação de parlamentares integrantes da Comissão


A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) entregou ao prefeito Flávio Cassina/PTB, na manhã desta quinta-feira (30/04), um ofício pedindo agilidade ao decreto de emergência devido estiagem na região. No encontro, Cassina ressaltou a importância do decreto e que, no perímetro urbano, 98% da população é abastecida pelo Samae, mas no interior é utilizado, basicamente, açudes, vertentes e poços. Ainda destacou a necessidade de mais caixas reservatórias devido a grande seca no interior.

O presidente da Comissão, vereador Arlindo Bandeira/PP, declarou a importância de haver algum projeto em parceria com as secretarias para agilização de licenças e máquinas para abrir mais açudes, já que a maioria secou.

Bandeira ressalta a importância do decreto para os agricultores que estão sofrendo com a seca e com a pandemia da Covid-19, salientando que, ontem (29/04), na reunião da Comissão, a engenheira agrônoma da SMAPA, Neiva Rech, entregou um relatório feito pela Emater/RS-Ascar em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com as estimativas de prejuízos na zona rural devido estiagem que vem ocorrendo desde novembro de 2019.

Segundo o relatório, continuando a falta de chuvas, os produtores não realizarão plantios, principalmente de hortaliças, o que acarretará em menor produção e renda, tendo em vista que a arrecadação tributária das atividades agropecuárias para o município é muito importante, haverá, consequentemente, prejuízos econômicos ao comércio local e na renda das famílias.

Estavam presentes os vereadores Alceu Thomé/PTB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Velocino Uez/PTB representante da vereadora Gladis Frizzo/MDB.

*Redação: Tatiana Cruz

30/04/2020 - 15:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo