Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez presta contas sobre ações do Executivo para o enfrentamento da covid-19

Líder de governo na Câmara apresentou relatório de internados e leitos totais nos hospitais de Caxias do Sul


Na plenária desta quinta-feira (23/04), o vereador Velocino Uez/PTB ocupou o grande expediente para repercutir as ações do Executivo municipal no enfrentamento à pandemia da Covid-19. O pronunciamento marcou a retomada das sessões ordinárias presenciais no Legislativo caxiense. O petebista apresentou dados referentes aos números de casos do novo coronavírus no município até as 17h de ontem (22/04) e um relatório do número de leitos totais dos hospitais:

- 44 casos positivos; 25 recuperados e 272 negativos.                                  

- Dois pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI); três na enfermaria e 14 em isolamento domiciliar.  

- Dos casos suspeitos, um paciente está internado na UTI e sete na enfermaria do Hospital Pompéia; três estão internatos na enfermaria do Hospital da Unimed; quatro no Hospital Geral (HG) e dois no Hospital Virvi Ramos. 

- O Sistema Único de Saúde (SUS) municipal possui 32 leitos de UTI; o Hospital Geral (HG), nove; o Pompéia, 19; e o Hospital Virvi Ramos, quatro.

- Os leitos totais de Caxias do Sul são 668 do SUS e 757 em hospitais privados.

Conforme Uez, os leitos do município são referência para a região para atendimentos de alta complexidade e atentou para a construção de um hospital de campanha com 49 de leitos para casos de grau leve e moderado. Comemorou que o município não tenha contabilizado mortes em decorrência do vírus e reforçou a necessidade do uso de máscaras de proteção.

Em aparte, Gustavo Toigo/PDT demonstrou apreensão sobre como se dará o retorno das escolas municipais. A partir disso, sugeriu um convite à secretária municipal da Educação, Flávia Vergani, para esclarecer dúvidas dos vereadores e prestar contas à população. Sobre esse assunto, Uez destacou que as medidas da administração municipal dependem das orientações do governo estadual.

O parlamentar petebista aproveitou seu espaço para ressaltar sua nova atuação enquanto líder de governo na Câmara. Ele cita que a função deve representar um elo entre o Legislativo e o Executivo para encaminhar demandas e soluções para a cidade. Frisou sua trajetória como agricultor e se disse feliz em representar suas origens.

Uez também informou que, nesta tarde, será assinada ordem de início de asfaltamento de 28 quilômetros no interior. De acordo com ele, são obras que estavam previstas no cronograma de outras administrações.

23/04/2020 - 11:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo