Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso alerta sobre novo golpe durante a pandemia da Covid-19

Estelionatário disfarçado de motoboy busca cartão de crédito, na casa da vítima


A Comissão do Idoso da Câmara Municipal de Caxias do Sul alerta para um novo golpe aplicado contra idosos (pessoas com 60 anos de idade ou mais), durante o atual momento, de combate e prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). É o chamado Golpe do Motoboy!

* Veja como funciona:

- A vítima recebe uma ligação, informando que foram feitas compras em seu cartão de crédito.  A pessoa, ao telefone, diz que gostaria de confirmar se foi o proprietário que realizou a transação;

- O idoso nega ter feito a compra. Então, é convencido de que teve o cartão clonado. Ele é orientado a partir o cartão ao meio e a colocá-lo em um envelope, junto a uma carta, com os seus dados. Em seguida, um motoboy passa e recolhe o material. Assim, os golpistas ficam com o cartão (que ainda pode ser usado, mesmo quebrado) e os dados da vítima.

* Veja como se prevenir:

- Não forneça nenhum dado pessoal a desconhecido, seja pessoalmente, por telefone ou meios eletrônicos;

- Fale com um familiar ou pessoa de confiança sobre a situação e peça que ele entre em contato diretamente com o banco;

- Não entregue o cartão de crédito a nenhuma pessoa que venha buscá-lo. Caso seja necessário inutilizar o cartão, corte-o, e que ele seja cortado na parte onde fica o chip, para que não possa mais ser usado.

O grupo parlamentar salienta que, nesse tempo de quarentena, os idosos correm mais riscos de serem vítimas do Golpe do Motoboy. Em casa, a pessoa tem a falsa sensação de comodidade, se procurada por alguém que se disponibilize a buscar o cartão de crédito.

Em todos os casos, o idoso deve imediatamente informar a situação à Brigada Militar, pelo fone 190, à Polícia Civil, pelo Disque-Denúncia digital (181) e a uma pessoa conhecida. Se o cartão for entregue ao motoboy e perceber o golpe, a vítima precisa telefonar logo para o banco, para que o cartão seja bloqueado.

Além do vereador-presidente Felipe Gremelmaier/MDB, fazem parte da Comissão do Idoso os vereadores Alceu Thomé/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/PSDB.

17/04/2020 - 18:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo