Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal do Yoga está em discussão no Legislativo caxiense

A autoria do texto é da vereadora Denise Pessôa/PT


Os legisladores caxienses discutem, nesta semana, a possibilidade de instituir na cidade o Dia Municipal do Yoga a ser lembrado anualmente no dia 21 de junho. Assinada pela vereadora Denise Pessôa/PT, a matéria passou em primeira discussão nesta terça-feira (03/03) e retornará a plenário para votação final. É um texto que contém substitutivo, o qual apenas corrige um erro de grafia no esboço inicial.

Na argumentação da exposição de motivos, a petista ressalta que a data foi inspirada no Dia Internacional do Yoga (Resolução 69/131, da ONU), oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua 69ª assembleia geral. A comemoração, definida no dia 11 de dezembro de 2014, recebeu a mais alta taxa de aprovação até então registrada em uma assembleia da ONU, com 175 nações votando de forma favorável, informa Denise.

De acordo com a vereadora, a adoção da data procura conscientizar as pessoas sobre os benefícios do Yoga, considerada “prática ancestral, nascida na Índia e que visa à ampliação da consciência e da espiritualidade”. Entre os benefícios, favorece a saúde global, enquanto um objetivo a ser desenvolvido a longo prazo e requer a cooperação internacional por meio do intercâmbio de melhores práticas que visem a construção de um melhor estilo de vida individual.

Quanto ao dia 21 de junho, Denise esclarece que marca o solstício de verão no Hemisfério Norte, sendo o dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

“Na perspectiva do yoga, o solstício marca a transição para o Dakshinayana (deusa hindu Sati). Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga)”, ensina Denise.

Ela acrescenta que, de acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento do yoga foi feita nesse dia por Shiva, o primeiro guru. O solstício também é considerado um período especial quando as influências cósmicas tornam favoráveis às práticas espirituais.

"Ao instituir o Dia Municipal do Yoga em nossa cidade, estaremos ajudando nossos cidadãos e cidadãs a fazerem escolhas mais saudáveis e seguirem padrões de vida que promovam a boa saúde”, confia a parlamentar.

03/03/2020 - 13:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo