Voltar para a tela anterior.

Projeto que combate relacionamentos abusivos é apresentado na tribuna da Câmara

A iniciativa é da estudante Raylyne Ribeiro, de 17 anos


A aluna da Escola Estadual Irmão Guerini Raylyne Ribeiro , 17 anos, ocupou a tribuna do Legislativo caxiense, na manhã desta terça-feira (03/03), para apresentar seu projeto chamado “Romantização do ciúme nos relacionamentos entre jovens: do ciúme às relações abusivas”, que tem como objetivo educar crianças sobre o ciúme e prevenir relacionamentos abusivos e violência contra a mulher.

Raylyne explicou que o Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de feminicídios e, desde 2015, não apresenta melhora. Nesse sentido, seu projeto de pesquisa busca esclarecer que o feminicídio, normalmente, é fruto de uma relação abusiva e do ciúme. Segundo a estudante, o ciúme é um sentimento desenvolvido, principalmente, na primeira infância, quando surge o ciúme por objetos, como brinquedos e roupas.

Assim, Raylyne elaborou algumas alternativas para educar as crianças sobre o limite do ciúme e quando ele deixa de ser saudável. A primeira alternativa é um jogo lúdico de quebra-cabeça. A segunda alternativa é uma campanha visual que propõe uma leitura de imagem aos jovens ou a pessoas que já estiveram em relações abusivas para que entendam o que caracteriza esse tipo de relacionamento. A última alternativa é o Espiral da Relação Abusiva, que tem como objetivo ilustrar para uma pessoa que não esteve em um relacionamento abusivo as fases dele.

“A situação do feminicídio e da violência contra as mulheres só tende a melhorar quando dermos voz às mulheres e ensinarmos as crianças desde cedo. E é esse trabalho que eu me proponho a fazer: ensinar as crianças para termos jovens mais conscientes e menos casos de feminicídio no futuro”, concluiu a aluna.

Raylyne representará a Escola Irmão Guerini na 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre de 17 a 19 de março de 2020, em São Paulo. O tema foi escolhido por meio de premiação conquistada na Mostra IFTec de 2019. A estudante e a escola não possuem condições de arcar com as despesas envolvidas na participação da Feira (viagem, estadia e alimentação). Para contribuir, acesse a vaquinha virtual: http://vaka.me/854398

 

03/03/2020 - 10:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo