Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa aborda tema da Campanha da Fraternidade 2020

Vereador destacou a importância de sermos solidários e termos compaixão com o próximo


O lançamento da Campanha da Fraternidade de 2020 pautou o grande expediente do vereador Edson da Rosa/MDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (27/02). Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) escolheu como tema "Fraternidade e Vida: dom e compromisso". De acordo com o parlamentar, isso reforça a importância de olharmos transversalmente às diversas realidades interpelando pelo respeito à vida. Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, início do período de 40 dias que antecede a Páscoa.

A partir da tribuna, o emedebista exibiu o cartaz da campanha, que contém a frase: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. É ilustrada pela imagem Santa brasileira Dulce dos Pobres amparando crianças, adultos e animais de múltiplas etnias. Edson da Rosa explicou que a ilustração remete à parábola do Bom Samaritano, que consiste em ter piedade e solidariedade a quem quer que seja – essas atitudes foram o legado da então Irmã Dulce (1914-1992), popularmente conhecida como “Anjo bom da Bahia”.

A vereadora Gladis Frizzo/MDB citou o versículo bíblico em que Jesus Cristo responde ao discípulo Mateus que o maior mandamento da Lei é amar o próximo como a si mesmo. A vereadora ainda chamou a atenção que indiferença está atingindo nossa cidade.

Estabelecer relações de compreensão e tolerância foi pontuado por Gustavo Toigo/PDT. Na mesma linha, Adiló Didomenico/PTB destacou que a solidariedade vai além da doação, exaltando o tema da campanha. Elisandro Fiuza/Republicanos ponderou que as Igrejas Católicas e Evangélicas colaboram com o Poder Publico para sanar situações de pessoas em vulnerabilidade social.

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB repercutiu o decreto canônico que criou a Comissão Arquidiocesana Especial de Tutela de Crianças e Adolescentes vulneráveis, como meio de trazer transparência às políticas de abuso sexual a esse público. O socialista ainda destacou o posicionamento da direção-geral da CNBB em defesa da democracia, indo de encontro ao posicionamento do Presidente Jair Bolsonaro/sem partido de manifestações contra o Congresso Nacional.

27/02/2020 - 17:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo