Voltar para a tela anterior.

Representante da FAS esclarece situação da população de rua durante a sessão ordinária

A entidade realizou um levantamento sobre o número de moradores, na cidade


Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27/02), Júlio Cezar da Silva Chaves, gerente de serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Pop Rua da Fundação de Assistência Social (FAS), expôs alguns dados a respeito dos moradores de rua de Caxias do Sul. O levantamento feito pela FAS revelou que, atualmente, são 620 pessoas em situação de rua. “Alguns pontos apresentam situação crítica, levando em consideração o viés social, com a precariedade em cuidados de saúde”, explicou Chaves.

Segundo o representante da FAS, a população de rua se caracteriza por um grupo heterogêneo, composto por pessoas diferentes e com diferentes realidades, mas que tem em comum a condição de pobreza absoluta. Chaves afirma que é possível notar que existe um grande número de jovens, entre 20 e 35 anos, e até mesmo menores de idade morando na rua.

Chaves também explicou que algumas áreas, como no bairro Primeiro de Maio e atrás do prédio da Receita Federal, existem usuários de drogas que não são, na totalidade, moradores de rua. Segundo o representante da FAS, a entidade tenta auxiliar essa população, mas é uma situação delicada porque envolve o crime organizado.

“Nós temos como meta de que a rua não é local de moradia. A rua é de todos e não é de ninguém. A nossa intenção é que a rua seja um local que exista dignidade. Nós queremos que a população de rua diminua, mas nós não vamos fazer nenhuma higienização, nós vamos, pelo convencimento, levar essas pessoas para a dignidade”, disse.

27/02/2020 - 16:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo