Voltar para a tela anterior.

Infraestrutura para o ciclismo é solicitada pela vereadora Tatiane Frizzo em Caxias do Sul

A parlamentar também convidou a comunidade a celebrar o Dia Municipal do Ciclista


Infraestrutura para o ciclismo em Caxias do Sul é o que a vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade voltou a solicitar na tribuna do Legislativo municipal, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/02). A parlamentar também lembrou à comunidade que a próxima terça-feira (25/02) é o Dia Municipal do Ciclista, definido pela lei 7.913, de 16 de dezembro de 2014. Essa legislação ainda estabelece 25 de fevereiro como Dia Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte.

Como celebração da data – que recorda e lamenta um atropelamento de ciclistas ocorrido na Capital gaúcha, em 2011 –, a Comissão da Bicicleta promoverá amanhã (20/02) um ato educativo pedindo mais respeito ao ciclista, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Escola Pública de Trânsito, e da União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA). Haverá distribuição de materiais a partir das 18h, em três locais: Rua Sinimbu com Garibaldi, Avenida Rubem Bento Alves com Rua Ludovico Cavinato (Casa de Pedra) e Rua Pinheiro Machado com Feijó Júnior.

Na avaliação da parlamentar, é necessário que, dentro do plano Municipal de Mobilidade Urbana, haja um Plano Municipal Cicloviário, com estrutura adequada, como ciclovias e ciclofaixas, e pontos que se interligam, favorecendo o usuário da bicicleta, seja por esporte ou para trabalho (com fins de deslocamento ou comerciais, a exemplo dos uberbikes). Tatiane entende que Caxias do Sul tem condições de valorizar e explorar mais o ciclismo sob o vieses da educação e turístico, a exemplo do que já faz Bento Gonçalves com experiências de Cicloturismo.

Para os atletas, que já estão levando o nome da cidade nas competições em que participam, como Igor Mauri, Regis Moschen e Lisiane Toneta, a vereadora compreende que é preciso propiciar melhorias. Lembrou que eles usam vias da área urbana e do meio rural para treinamentos. Tatiane recordou que a atleta Lisiane Toneta sofreu um acidente na Rota do Sol e registrou boletim de ocorrência contra o Estado pelas más condições da rodovia. Segundo a vereadora, no Brasil, nos últimos 15 anos, foram registradas 20 mil mortes de usuários de bicicleta enquanto transitavam por vias ou estradas.

Em imagens, a parlamentar apresentou como seria uma cidade ideal para o cliclista e recordou que morou na Austrália, onde existem totens com recursos que auxiliam o ciclista, além de haver uma política pública de incentivo à utilização de bicis e de educação e respeito ao ciclista.

“Que bom seria que não tivesse uma separação física, com faixas para ciclistas, mas hoje ainda precisamos que exista. Na parte da competição, eu ainda sonho que possamos ter novamente campeonatos internacionais em Caxias do Sul, como ocorreu no passado”, destacou.

De acordo com Tatiane, são muitos os benefícios dessa prática esportiva para o corpo, com destaque à prevenção, além de possibilitar a formação de grupos que estimulam a integração, como as Gurias do Pedal. “Ciclismo é saúde, pois ajuda no condicionamento físico, no combate ao estresse, da redução de doenças cardíacas, do diabetes, entre outras”, enfatiza a vereadora, que é praticante do ciclismo e presidente da Comissão da Bicicleta no âmbito da Câmara.

Os parlamentares Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD e Paula Ioris/PSDB se solidarizaram com a manifestação de Tatiane e reafirmaram a necessidade de políticas de incentivo ao turismo e de campanhas de respeito às regras de trânsito, pensando que os ciclistas, assim como os motoristas e os pedestres, são parte do trânsito.

Na conclusão de seu discurso, a vereadora agradeceu o envolvimento de todos os integrantes da Comissão Temporária Especial Pela Defesa da Bicicleta Como Meio de Transporte e Atividade Esportiva. Além dela como presidente, o grupo conta com os parlamentares Velocino Uez/PDT, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB e Alberto Meneguzzi/PSB. Conforme Tatiane, a comissão protocolou um projeto propondo a reserva de vagas para ciclistas em estacionamentos privados. Também prevê a realização de uma audiência pública, para saber do município como estão os planos de melhorias para os ciclistas da cidade.

19/02/2020 - 13:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo