Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico comemora primeira fábrica de grafeno da América Latina na UCS

O vereador destacou que a tecnologia poderá auxiliar até na purificação de água contaminada


O anúncio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de que investirá na produção de grafeno, sendo a primeira fábrica na América Latina, foi alvo de comemorações do vereador Adiló Didomenico/PTB, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/02). Classificou como passo relevante, em inovação tecnológica e pesquisa. Trata-se de uma das formas cristalinas do carbono.

Entre outros pontos, o petebista salientou que o componente multiplica a capacidade de armazenamento, podendo gerar baterias de recarga instantânea. Atentou que outro qualificativo passa pela constituição de filtros de limpeza de água contaminada.

De acordo com Adiló, o grafeno é o material mais leve e forte do mundo (200 vezes mais resistente que o aço). Disse que uma folha de grafeno de um metro quadrado pesa 0,0077 grama e é capaz de suportar até quatro quilos. Afirmou que se trata do material mais fino já visto: um milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo. Citou, ainda, que, em 2019, pelo segundo ano consecutivo, a UCS conquistou o título de universidade mais inovadora do Brasil, entre as instituições comunitárias e privadas.

12/02/2020 - 18:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo