Voltar para a tela anterior.

Tibiriçá Maineri apresenta projeto que visa maior inclusão de pessoas com deficiência

Parlamentar quer que os direitos a esse público sejam ampliados e garantidos


Assegurar mais direitos e inclusão de pessoas com deficiência em Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei que o vereador Tibiriçá Maineri/Republicanos apresentou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12/02). Segundo o parlamentar, o documento deve ser protocolado ainda hoje.

O projeto de lei de Maineri visa destinar 2,5 % do valor arrecadado com multas de trânsito para promoverem políticas públicas de acessibilidade e inclusão desta parte da sociedade, dando assessoramento e atendimento para a população deficiente.

Para o vereador, atualmente, a sociedade tem consciência da existência de direitos de pessoas com deficiência, porém, alguns ainda não entendem a necessidade de inclusão e de assegurar tais direitos, principalmente no que se refere a vagas em estacionamentos públicos e privados. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro destina 8% das vagas, todavia, sempre existe aquele que estaciona nelas e diz ser “apenas um minutinho”, salienta o vereador.

“Nada mais justo que usar parte dos valores arrecadados pela infração da lei em prol da própria comunidade, que luta pela busca de reconhecimento”, afirmou.

Ao final, o parlamentar destacou a situação que se encontra a Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul. Conforme ele, a entidade passa por momentos de insegurança. A Sociedade está localizada no bairro Exposição, próxima a uma praça onde usuários de drogas se reúnem. Por diversas vezes, o local foi invadido pelos usuários e depredado. Para o republicano, a atual situação pode causar problemas durante a Surdolimpíada 2021, que será realizada no município.

12/02/2020 - 13:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo