Voltar para a tela anterior.

Prêmio Cientista Júnior está em avaliação na Câmara caxiense

A proposição é do vereador Edson da Rosa/MDB e voltará a plenário para segunda discussão


A criação do Prêmio Cientista Júnior entrou em primeira discussão no Legislativo caxiense, nesta quinta-feira (05/12). A proposição é do vereador Edson da Rosa/MDB e voltará a plenário para segunda discussão e votação final.

Pelo projeto de resolução 2/2019 em debate, caso for aprovada e virar lei, a distinção será conferida, a cada dois anos, pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, visando reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio do município de Caxias do Sul.

A proposta, que contém substitutivo, define que a entrega será realizada para os três projetos das escolas de Caxias do Sul que obtiverem melhor classificação na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (Mostraseg), sendo limitado a três alunos e um professor-orientador por projeto.

Somente poderão concorrer ao prêmio os alunos que estiverem devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas nas escolas. Será constituído de um diploma em papel-pergaminho, no qual estarão impressos o Brasão de Caxias do Sul, as razões do prêmio e a identificação nominal do aluno premiado. A entrega vai ocorrer em sessão no plenário do Legislativo. A regulamentação a respeito terá de ser encaminhada pela Mesa Diretora da Câmara.

O autor ressalta que as escolas municipais vêm adotando a metodologia científica, ação que coloca o aluno como protagonista e responsável pelo seu processo de aprendizagem. Na ótica de Edson da Rosa, a metodologia constitui cidadania, pois pauta a responsabilidade nas ações desenvolvidas em sala de aula, levando-as para fora da sala, ou seja, para a vida das pessoas, transformando realidades.

“Somos sabedores de que os avanços na história da humanidade ocorreram pelo processo de pesquisa, de solução de problemas, de elaboração de hipóteses, enfim, de observação sensível do cotidiano e de tudo que o atravessa e o transforma. Instituir o Prêmio Cientista Júnior é demonstrar que o Legislativo se compromete concretamente com a melhor possibilidade de acesso à educação de qualidade em nossa cidade, bem como com o compromisso de incentivar cada vez mais novos processos educacionais que visem o desenvolvimento cidadão”, entende o vereador, acrescentando que é uma iniciativa que se volta, também, a aumentar a autoestima dos estudantes.

05/12/2019 - 15:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo