Voltar para a tela anterior.

Saúde bucal de pessoas com Síndrome de Down é abordada na Câmara

Débora Scariot explicou sobre a importância deste cuidado na tribuna nesta quarta-feira


Na sessão ordinária desta quarta-feira (27/11), a dentista Débora Scariot ocupou a tribuna do Legislativo, representando  a Comunidade Down. Em 2015, ela fundou uma comissão de odontologia para pacientes com necessidades especiais no Conselho Regional de Odontologia.

Débora explicou que foi procurada pelos representantes da Comunidade Down de Caxias do Sul para criar uma cartilha com informações sobre saúde bucal para pessoas com a síndrome. Este tipo de material, segundo ela, ainda não existe no serviço de saúde pública. Nesse sentido, a entidade trará para Caxias do Sul palestras sobre o assunto com profissionais especialistas e referência no país.

Ela também esclareceu algumas questões sobre o que pode ocorrer com a falta de cuidado com a saúde bucal das crianças com Síndrome de Down. “Nós sabemos que isso pode prejudicar até o desenvolvimento da fala e nós sabemos que a fala é um passo para o desenvolvimento cognitivo”, afirmou Débora.

Para a dentista, a saúde bucal é importante, porque faz parte da saúde como um todo. “Ela está diretamente relacionada às terapias de fonoaudiologia, fisioterapia e pedagogia, por exemplo”, finalizou.

27/11/2019 - 09:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo