Voltar para a tela anterior.

Câmara promove apitaço no Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres

#Dialaranja foi organizado pela PEM e envolveu servidores da Casa


Quem passou em frente pôde ouvir. O som dos apitos tomou conta do Legislativo caxiense no início da tarde desta segunda-feira (25/11). Vestidos com a cor laranja, mulheres e homens, servidores da Câmara Municipal, se uniram no apitaço do #Dialaranja promovido pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM). O ato simbólico faz parte do Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres e marca o início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres.

A vereadora Denise Pessôa/PT, atual procuradora da PEM, destacou a importância de ações como esta e sobre a necessidade de transformar a violência de gênero em um debate público. “Cabe a cada um de nós o esforço de também ingressar nesta campanha, de dialogar sobre a violência, tratar deste tema. E para mudar a concepção de que a violência contra a mulher é algo privado. Não. É algo público. É segurança pública e depende de cada um de nós”, afirmou.

Denise também agradeceu a presença dos homens que participaram da ação, afirmando que a construção de um futuro livre da violência acontecerá com a mudança de pensamento de todos os membros da sociedade. “A gente fica feliz em ver que tem vários homens aqui, parceiros nesta luta. O fim da violência passa pela mudança no pensamento geral da sociedade, não só das mulheres, mas também dos homens. A gente precisa estar construindo isso”.

Por fim, a parlamentar relembrou o uso do apito como um instrumento de segurança, que pode ser usado sempre que a mulher se sentir ameaçada. “Em caso de insegurança, em caso de alguma incomodação, seja em transporte público, à noite, é algo que pode chamar a atenção. Dê uma apitada e alguém vai ouvir. Às vezes falta voz, então o apito é um bom instrumento de segurança”, informou.

Além de Denise, também fazem parte da PEM, as vereadoras Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/Solidariedade. Paula não pôde participar da ação devido a outros compromissos.

O Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. A data faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha internacional e anual que objetiva conscientizar a população mundial sobre a violência de gênero. No Brasil, a iniciativa dura 21 dias. Inicia em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e se encerra em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Além destas ações, o dia 25 de cada mês é destinado à campanha “Dia Laranja”, que alerta sobre a necessidade de prevenir e eliminar a violência que acomete às mulheres e meninas. O laranja, por ser uma cor vibrante, representa um futuro melhor, livre da violência.

25/11/2019 - 15:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Maicon Lenon Duarte da Silva

Ir para o topo