Voltar para a tela anterior.

Estagiários da Câmara realizam boa ação no Dia do Doador de Sangue

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é lei no Brasil desde 1964


O ato de doar tempo e um pouco de si pode mudar vidas. Este é um dos princípios de quem é doador de sangue. Hoje, dia 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, decreto de lei n° 53.988, de 1964, em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Entrando no clima da data especial, alguns estagiários da Câmara Municipal arregaçaram as mangas e foram ao Hemocentro de Caxias (Rua Ernesto Alves, 2260, Centro) para fazer a boa ação.

A data, além de homenagear aqueles que doam, serve para conscientizar e informar a população sobre a importância de ser um doador. Durante a “Semana do Doador”, diversas atividades são desenvolvidas pelos centros em busca de novos voluntários.

A acadêmica Thaís Strapazzon, do curso de Jornalismo, conta que é doadora há três anos e destaca a importância do ato. “Quando eu completei 18 anos, doar sangue foi uma das primeiras coisas que eu fui atrás pra fazer. É fazer o bem para o próximo sem nem saber quem é essa pessoa, sem esperar nada de volta. Isso pode salvar uma vida”. Além dela, os estagiários Lucas Marques e Maiara Gallon, do Setor de Comunicação, também participaram da ação, buscando incentivar os colegas do Legislativo.

Para ser um doador é muito simples. É só comparecer ao Hemocentro portando documento com foto, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50kg. O voluntário deve estar bem de saúde, estar alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, tomar dois copos de água e apresentar receita médica, caso esteja em uso de alguma medicação continua.

Caso esteja com febre ou gripe, o doador deve esperar se recuperar para poder realizar a doação. Em caso de ter feito tatuagem, o tempo ideal de espera para doar deve ser de 12 meses.

O Hemocentro de Caxias do Sul funciona das 8h30min às 17h, sem fechar do meio dia. O centro também abre aos sábados, das 8h às 12h. Todos os tipos sanguíneos são necessários, já que diversos centros, em épocas do ano, encontram seus estoques vazios. O ato de doar sangue pode salvar uma vida.

25/11/2019 - 11:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo