Voltar para a tela anterior.

Câmara promove #DiaLaranja em referência ao Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres

Na segunda-feira (25/11), às 14h, vai ter um apitaço em frente ao Legislativo


A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul promove, na próxima segunda-feira (25/11), um apitaço em alusão ao “Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres”. A ação inicia às 14h, em frente ao prédio da Câmara Municipal. A PEM convida a todos usarem a cor laranja neste dia para participar da ação e à comunidade para se engajar na causa.

O Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. A data presta homenagem às irmãs Mirabal, mais conhecidas como “Las Mariposas” (As Borboletas). Minerva, Patria e Maria Teresa foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960, a mando do presidente Rafael Leónidas Trujillo, por se oporem ao seu regime ditatorial, em vigência na República Dominicana.

A data faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha internacional e anual que objetiva conscientizar a população mundial sobre a violência de gênero. No Brasil, a iniciativa dura 21 dias. Inicia em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e se encerra em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Além destas ações, o dia 25 de cada mês é destinado a campanha “Dia Laranja”, que alerta sobre a necessidade de prevenir e eliminar a violência que acomete às mulheres e meninas. O laranja, por ser uma cor vibrante, representa um futuro melhor, livre da violência.

PEM: A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul foi criada em 2017, a partir de uma iniciativa da vereadora Ana Corso/PT, e tem entre suas competências zelar pela participação efetiva das vereadoras no Parlamento, receber denúncias de crimes contra o público feminino; acompanhar e fiscalizar programas voltados à igualdade entre homens e mulheres; implementar campanhas educativas e contra qualquer tipo de discriminação; e promover estudos e debates a respeito da violência contra elas.

Fazem parte da PEM, as vereadoras Denise Pessôa/PT (procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/Solidariedade.

22/11/2019 - 15:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Maicon Lenon Duarte da Silva

Ir para o topo