Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para incluir a Festa do Divino Espírito Santo no calendário oficial

A proposta do vereador Elói Frizzo envolve os festejos do distrito de Criúva


Incluir a Festa do Divino Espírito Santo no Calendário Oficial de Eventos do Município é o objetivo do projeto de lei 69/2019, assinado pelo vereador Elói Frizzo/PSB e discutido na sessão ordinária desta terça-feira (05/11). O próprio autor já apresentou substitutivo para adequações técnicas na matéria. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com o parlamentar, a oficialização se faz necessária pelo fato de nem sempre os tradicionais festejos receberem o apoio e a atenção da Prefeitura. Lembrou que a devoção ao Divino vem desde Portugal, no Arquipélago de Açores, de onde foi trazida para o Brasil. “Representam a esperança na chegada de um novo tempo, a partir da colheita, com igualdade, prosperidade e abundância a todos”, definiu.

Frizzo contou que, com tradição e religiosidade, o festejo faz parte da identidade de Criúva há quase cem anos. Disse que o maior destaque começou depois do ano de 1978, conduzida pelo Padre Padre Pedro Rizzon, o qual, em 2018, foi homenageado com uma estátua e sala de memória, junto à Igreja Matriz da comunidade.

Realizada sempre no mês de maio, a festa possui uma vasta programação cultural que envolve gastronomia, devoção e músicas típicas, atraindo, todo ano, centenas de pessoas até o distrito, para celebrar o Divino Espírito Santo.

05/11/2019 - 19:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo