Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal homenageia profissionais com a Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil

Suzana Maria de Conto e Olivir Viezzer foram agraciados na noite desta terça-feira


A Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou dois profissionais na noite desta terça-feira (29/10) com a Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil. Suzana Maria de Conto (Categoria Mulher) e Olivir Viezzer (Categoria Profissional Liberal/Entidade) foram os agraciados em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, vereador Flávio Cassina/PTB. Prestigiaram o evento os vereadores Elói Frizzo/PSB e Rafael Bueno/PDT e a secretária municipal do Urbanismo, Mirangela Rossi.

Os homenageados com a comenda são escolhidos por uma Comissão formada por vereadores e representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS).

O vereador Gustavo Toigo/PDT falou em nome desta Comissão. Iniciou citando três conhecidas edificações da cidade - Monumento Nacional ao Imigrante, Cinema Apolo (antigo Cine Ópera) e Igreja Santa Catarina, informando que todas foram projetadas pelo engenheiro e arquiteto Silvio Toigo, que dá nome à honraria, destacando a sua importância para a área da construção civil e para o município. “Silvio Toigo deixou marcas de sapiência, modernidade, dedicação e habilidade em nossa cidade. Ele estava à frente do seu tempo”, afirmou o parlamentar.

Após, o vereador falou da trajetória dos homenageados da noite. Destacou o trabalho acadêmico/científico da professora Suzana Maria de Conto há mais de 30 anos na Universidade de Caxias do Sul. “É incansável na arte de estudar e ensinar. Tem mestrado em Engenharia Civil e doutorado em Educação. Conquistou uma bolsa na Universidade de Pádova na Itália onde estudou técnicas sobre gerenciamento de resíduos sólidos. Sempre teve preocupação com a temática ambiental, tanto que coordenou a implantação do processo de licenciamento ambiental da UCS. Publicou mais de 100 artigos e recebeu diversas premiações durante sua trajetória profissional”, elencou. Suzana é mãe de Giovanni e Juliana e faz trabalhos voluntários junto à comunidade.

Olivir Hilário Viezzer começou a desenvolver projetos antes mesmo da formatura em Engenharia Civil na PUC em 1974. Iniciou sua carreira em Porto Alegre e passou por outros municípios do estado fazendo residências, prédios, indústrias, igrejas somando mais de 45 anos de profissão. “Neste ano a Viezzer Engenharia e Negócios Imobiliários completa 40 anos. Com a fundação da empresa, Viezzer mudou-se efetivamente para Caxias do Sul. Já fez mais de 7 mil unidades habitacionais beneficiando 25 mil pessoas”, destacou o vereador. Olivir Viezzer foi presidente do Sinduscon Caxias de 2002 a 2004, entidade hoje presidida pelo filho Oliver que segue os passos do pai.

Emocionados, em seus pronunciamentos os homenageados agradeceram a distinção. Suzana Maria de Conto falou sobre seu trabalho, agradeceu a família, colegas e à Universidade de Caxias do Sul. Lembrou dos desafios e das oportunidades que surgiram durante os seus 33 anos de trabalho na área ambiental. Olivir Hilário Viezzer agradeceu a homenagem e destacou a importância do reconhecimento por ser um profissional do setor privado da construção civil. Agradeceu a família, amigos e colaboradores da Viezzer Engenharia. E ressaltou que a sua área lhe dá a oportunidade de realizar o sonho das pessoas de todas as classes sociais de ter a casa própria.

A comenda é outorgada pelo Legislativo, a cada dois anos, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na área da construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas pelos relevantes serviços prestados. Ela foi instituída a partir do decreto 322/A, de 3 de setembro de 2014, da autoria da vereadora Denise Pessôa/PT.

30/10/2019 - 09:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247

Ir para o topo