Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo aborda conscientização no trânsito

A vereadora apresentou dados alarmantes e defendeu uma política de prevenção de acidentes


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (29/10), a vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade apresentou dados alarmantes sobre acidentes no trânsito, no Brasil. A parlamentar citou a Campanha Nacional de Trânsito que tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Ela ainda destacou que os vereadores devem dar o exemplo participando ativamente de campanhas de conscientização.

Segundo a vereadora, são registradas em torno de 35 mil mortes por ano. Tatiane Frizzo comparou que seria como se uma cidade como São Marcos ou Flores da Cunha deixasse de existir em decorrência de acidentes. Para ela, as estatísticas mostram que é preciso repensar as atitudes no trânsito.

Em Caxias do Sul, em 2019, já foram 56 registros de óbito em acidentes automobilísticos, sendo que esse número já é 200% superior em relação a 2018. O uso do celular é uma das principais causas de acidentes; são cerca de 150 por dia. Por ano, esse número chega a 54 mil.

Sobre a chamada “indústria da multa”, Tatiane afirmou que se as leis forem cumpridas, não existem multas. Ela reiterou a importância da legislação de trânsito e destacou que as leis estão em vigor por algum motivo.

Em aparte, Edi Carlos Pereira/PSB afirmou que é muito triste perder alguém próximo, ainda mais se for por imprudência de motoristas. Para ele, acidentes acontecem, mas atenção no trânsito é fundamental. Kiko Girardi/PSD defendeu a realização de blitzes, ressaltando que os locais não deveriam ser divulgados.

Tatiane disse ainda que percorreu a área central da cidade e presenciou a inexistência de sinalização viária nas principais vias.

Para Gladis Frizzo/MDB, isso mostra a importância que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade dá para a sinalização. Ela ainda fez uma autocrítica e questionou os colegas vereadores sobre quantas vezes param nas faixas de segurança. No mesmo sentido, Arlindo Bandeira/PP citou como exemplo a cidade de Nova Petrópolis em que os carros sempre param na faixa de pedestre.

Para finalizar, Tatiane Frizzo reforçou a relevância do assunto e defendeu campanhas permanentes.

29/10/2019 - 11:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo