Voltar para a tela anterior.

Estudantes vivem um dia de vereador na Câmara Municipal

A iniciativa Vereador por um Dia está em sua sexta edição


A participação de jovens estudantes no Legislativo caxiense é um dos objetivos do programa Vereador por um Dia, iniciativa da Comissão de Educação, que teve a sua sexta edição realizada na tarde desta segunda-feira (21/10), com uma sessão ordinária simulada. Contando com a presença de estudantes do 5° ao 9° ano, de 20 escolas da rede municipal, estadual e particular de Caxias do Sul, o projeto proporciona que os jovens proponham iniciativas, requerimentos, moções e projetos de lei. O presidente da comissão, vereador Edson da Rosa/MDB, acompanhou a Mesa Diretora durante toda sessão, auxiliando nos trabalhos.

Entre elogios aos professores e votos de congratulações aos colegas, os estudantes abordaram, na plenária, temas que incluem o todo. As vereadoras Kauany Camily da Rosa, da EMEF Américo Ribeiro Mendes, e Maikele de Miranda Ataides, da EEEF Presidente Vargas, destacaram a importância de que os alunos tenham, em suas respectivas escolas, atividades no turno inverso ao qual estudam. Segundo Kauany, muitos alunos poderiam desenvolver atividades culturais e técnicas, sendo assim, aprimorando seus conhecimentos. O vereador Leonardo Neto, da Rede Caminho do Saber, destacou a importância de dar atenção às pessoas com qualquer tipo de deficiência, promovendo a inclusão de todos.

Muitos dos estudantes ressaltaram a preocupação com a estrutura de suas entidades de ensino. Eles apontaram a implantação de rampas, instalação de refletores, construção de praça para lazer da comunidade e pintura de faixas de pedestres, em frente à escola, como problemas que precisam ser solucionados para um melhor funcionamento da comunidade escolar. Todas as iniciativas acolhidas pelos parlamentares foram aprovadas por unanimidade.

A vereadora Camila de Cesaro Rosa da Silva, que é surda e estudante da EMEEF Helen Keller, apresentou o projeto de lei 02/2019, que busca maior acessibilidade de surdos ou pessoas que tenham alguma deficiência auditiva para prestarem concursos públicos, no âmbito da Administração Pública, em condições iguais aos demais candidatos. A matéria propõe que o candidato realize a prova em sua primeira língua (Libras), já que muitas pessoas que são surdas têm o português apenas como segunda língua. A vereadora ainda solicitou que as correções das provas dos candidatos surdos fossem realizadas com intérpretes autorizados. O projeto foi aprovado por unanimidade.

O Dia Municipal da Leitura, a ser comemorado no dia 1° de junho de cada ano, foi uma das propostas debatidas pelos estudantes, durante a sessão, e aprovado por unanimidade. Com autoria da vereadora Maria Clara Penteado Reidorfer, da EMEF Prefeito Luciano Corsetti, o projeto de lei 05/2019 busca criar a data para incentivar a leitura no município. A realização de oficinas com obras e autores caxienses está entre uma das atividades a serem desenvolvidas. A data foi escolhida em homenagem à criação da Academia Caxiense de Letras.

A parlamentar Mirian Regina Walfer Ferreira, da EMEF Alberto Pasqualini, apresentou o projeto de lei 01/2019, que propõe a criação de assembleias gerais nas escolas municipais de ensino, uma vez por bimestre, com temas que serão propostos pelos próprios estudantes e que foi aprovado por unanimidade.

A construção de novo prédio para a Escola Leonel Brizola, no bairro Campos da Serra, maior acessibilidade para pessoas com deficiência, em transportes públicos, e um programa de recuperação de ruas e estradas da cidade também foram apreciados pelos parlamentares.

Ao final, Edson da Rosa destacou a importância da participação dos jovens e afirmou que serão eles que, no futuro, estarão ocupando a Câmara Municipal, como parlamentares. Logo após, todos participantes receberam um certificado. Integram a Comissão de Educação, além de Edson, Alberto Meneguzzi/PSB, Kiko Girardi/PSD, Paulo Périco/MDB e Rafael Bueno/PDT.

21/10/2019 - 19:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo