Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira lamenta um ano de fechamento do Postão 24h

Com previsão inicial de reinauguração para o último mês de abril, a unidade de saúde segue sem realizar atendimentos


Há exato um ano, a Prefeitura de Caxias do Sul realizava o fechamento do Postão 24h. O tema pautou o pronunciamento do vereador Renato Oliveira/PCdoB, na sessão ordinária desta quinta-feira (17/10). Para ele, essa é uma data de tristeza, pois, ao longo do período, muitas pessoas sofreram e perderam a vida. Na ótica dele, o motivo seria a desconstrução da saúde do município, promovida pelo prefeito Daniel Guerra.

No painel eletrônico do plenário, mostrou reportagens da imprensa. Após o fechamento da unidade de saúde, 22 médicos pediram exoneração. Em julho passado, das 49 unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul, 23 delas estavam sem ou em falta desses profissionais. O parlamentar ainda recordou uma tentativa frustrada de diálogo com o prefeito em 2018, quando Guerra deu a entender que o postão não seria fechado por completo.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CMSA) da Câmara, Renato comentou sobre visitas, realizadas pelos vereadores, a diversas UBSs do município e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, onde pôde evidenciar a superlotação dessas unidades e a sobrecarga dos servidores.

Renato também teceu críticas à terceirização da saúde e à falta de diálogo, a qual, segundo ele, é a marca registrada do atual governo, que negou, em três oportunidades, a visita dos vereadores, para fiscalizarem as obras do postão. O parlamentar comunista ainda defendeu a mobilização das entidades sindicais e da população, na luta por um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade.

Para a vereadora Denise Pessôa/PT, hoje, se completa um ano de luto para a saúde caxiense. No entendimento dela, as ações do prefeito prejudicam a comunidade e apenas beneficiam as instituições privadas, que gerem as unidades de saúde. A petista repudiou o descaso e a precarização do sistema público de saúde e da assistência social do município.

O vereador Elói Frizzo/PSB cumprimentou a luta ativa dos movimentos sociais. Lembrou que a ex-secretária municipal da Saúde Dilma Tessari havia elaborado um plano de obras do Postão, sem que ele precisasse ser fechado totalmente. Contudo, nas palavras do socialista, o projeto foi ignorado pela atual Administração. Para ele, esses problemas podem começar a ter soluções, a partir do voto favorável ao impeachment do prefeito Guerra.

17/10/2019 - 15:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo