Voltar para a tela anterior.

Projeto da Bênção na Praça passa em primeira discussão no Legislativo

A matéria é assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT e retornará ao plenário para votação final


O projeto de lei (PL) 240/2017, que pretende instituir em Caxias do Sul o evento "Bênção na Praça", foi apreciado em primeira discussão na sessão ordinária do Legislativo desta quinta-feira (17/10). A matéria é assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT e retornará ao plenário para segunda discussão e votação final.

Pela proposta, que contém substitutivo (SB-1/2019), suprimindo do texto o termo “religioso”, o evento será realizado anualmente na Praça Dante Alighieri, no mês de dezembro, nas semanas que antecedem o Natal. A matéria diz que a coordenação da "Bênção na Praça" será de responsabilidade dos Freis Capuchinhos.

Na exposição de motivos, Velocino explica que a iniciativa dos frades nasceu em 2003. Inicialmente, de uma atitude do então frei Irineu Costella e, depois, assumida pelo frei Renato Zanolla (falecido em 2013), que, no dia 18 de dezembro daquele ano, decidiu colocar o hábito e ir à Praça com o intuito de dizer algo ou dar uma bênção para quem o procurasse. “A Bênção na Praça começou em nossa Caxias do Sul e, hoje, já é realizada em diversas cidades gaúchas atendidas pelos Capuchinhos, como Lagoa Vermelha, Marau, Santa Maria e Bagé”, conta o vereador.

O pedetista ressalta que o evento geralmente reúne cerca de 20 freis, que se colocam em vários pontos da praça onde as pessoas formam filas para receberem as bênçãos. “A praça é lugar do encontro, da diversidade e da acolhida. Eles recebem a todos independente da fé que professam”, esclarece o parlamentar.

 

17/10/2019 - 12:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo