Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier tece crítica à falta de integração de Caxias com outros municípios

Parlamentar afirmou que a prefeitura não participa dos movimentos regionais


Durante a sessão desta quinta-feira (17/10), Felipe Gremelmaier/MDB abordou a participação de Caxias do Sul em movimentos regionais. O vereador afirmou que há falta de diálogo por parte do Executivo e isso influencia na economia do município.

Segundo o vereador, houve ausência de representantes do poder público municipal em reuniões e encontros dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O emedebista declarou que Caxias precisa ter coragem para assumir o protagonismo na Serra Gaúcha.

Gremelmaier afirmou que são três anos de afastamento completo de Caxias com as cidades que rodeiam. Ele destacou que a prefeitura retirou o município da Região da Uva e do Vinho e o migrou para a Região das Hortênsias sem consultar ninguém.

Ele ainda abordou o Parlamento Regional, retomado em 2017 e formado por 21 presidentes de Câmaras de Vereadores. Eles se reúnem mensalmente para discutir demandas de interesse coletivo em busca de soluções e melhorias. Paulo Périco/MDB parabenizou o vereador por abordar o assunto.

Sobre a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, Gremelmaier afirmou que os municípios precisam dizer que querem participar do grupo. Segundo o parlamentar, Caxias do Sul ainda não encaminhou projeto para a Câmara, demonstrando interesse em fazer parte.

No mesmo tom, Ricardo Daneluz/PDT destacou que Caxias é referência não apenas na região, mas no Estado. Paula Ioris/PSDB ratificou as críticas pela ausência da cidade em debates importantes.

Por fim, Gremelmaier disse que a região metropolitana permite acessos a financiamentos, sendo que a participação pode gerar recursos para os municípios.

17/10/2019 - 11:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo