Voltar para a tela anterior.

Debatida a criação da Semana de Combate à Hipertensão Arterial

A doença atinge um em cada quatro brasileiros, segundo informações do Ministério da Saúde


Uma das doenças que mais crescem e geram preocupação na população mundial, a hipertensão arterial, ganhou destaque no Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta terça-feira (15/10). O debate se deu sobre o projeto de lei 37/2019, de autoria do vereador Velocino Uez/PDT, que prevê a criação da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Hipertensão Arterial em Caxias do Sul. O período coincidiria com a data de 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Geralmente, é passada de geração em geração, de pai para filho. Outros fatores são consumo de bebidas alcoólicas, fumo em excesso, obesidade, estresse, grande ingestão de alimentos com altos índices de sódio e a falta de atividades físicas.

Conforme dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgados em abril de 2019, um em cada quatro brasileiros sofre com a hipertensão arterial. A doença não tem cura. Porém, com a medicação correta e um estilo mais saudável, a vida pode ser mais tranquila.

15/10/2019 - 19:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo