Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno faz visitas em escolas inscritas no Projeto Escola Atenta ao Bullying

Vereador foi recebido pelas equipes diretivas para conferir as atividades


Na tarde desta quinta-feira (10/10), o vereador Rafael Bueno/PDT fez visitas à Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle, à Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller e à Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, as duas últimas voltadas a alunos com surdez.

Como faz parte da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Bueno pode conferir os registros e resultados das atividades realizadas, que consistem em trabalhos de conscientização e orientação aos professores e alunos. O objetivo é fazer vistorias para o recebimento do Projeto Escola Atenta ao Bullying, da qual as três instituições estão inscritas.

O Selo Escola Atenta ao Bullying foi aprovado no Legislativo em março de 2019. O projeto estabelece que o selo deve ser dado a escolas das redes pública e privada que realizaram atividades a favor da conscientização contra o bullying. O projeto foi feito com base na lei federal nº 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação sistemática, que torna dever de todas as instituições de ensino assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e intimidação sistemática.

A Escola Abramo Eberle apresentou 14 atividades realizadas entre março e agosto, como reuniões com pais, visitas à Câmara de Vereadores e ao 12ª BPM (Batalhão de Polícia Militar), trabalhos em grupo com psicólogas voluntárias da 4ª CRE e dois encontros do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

As Escolas Helen Keller apresentaram o projeto “semeando e cultivando valores”, voltado ao ensino médio, e o projeto “cultivando valores”, direcionado ao ensino fundamental. Ambos visam a oportunizar aos estudantes situações de reflexão e convivência que os levem a desenvolver maior consciência própria, dando um sentimento de pertencimento e orgulho aos alunos com surdez. As atividades são feitas com trabalhos avaliativos individuais e coletivos, montagens, desenhos, círculos de conversa e outras tarefas.

“Agradeço a fraterna recepção nas escolas, mas principalmente quero parabenizar pelos trabalhos desenvolvidos”, comentou o vereador sobre as visitas.

No caso da Escola Helen Keller, Bueno lembrou a boa convivência entre os alunos e os preconceitos fora da escola. Ele citou o caso recente em que um jovem surdo caxiense sofreu assédio moral no local de trabalho:

“No ambiente escolar há uma grande união entre todos, porém, o preconceito, o bullying e a violência ocorrem fora dos muros do educandário.” 

Além de integrar a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, o parlamentar integra a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, ambas responsáveis por avaliar as escolas em relação ao selo. A entrega dos certificados ocorre no dia 29 de outubro, na Câmara de Vereadores.

11/10/2019 - 15:31
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo