Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo aponta tentativa da Prefeitura de justificar veto ao substitutivo do Plano Diretor

O vereador repercutiu reunião de ontem do Conseplan, em que houve críticas ao texto final, aprovado na Câmara


Uma tentativa da Prefeitura Municipal, de justificar possível veto ao substitutivo ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Caxias do Sul, foi apontada pelo vereador Elói Frizzo/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (02/10). O parlamentar preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara. No último dia 18 de setembro, o plenário aprovou a versão final do texto. O substitutivo foi elaborado pela própria comissão e incidiu sobre o texto inicial, proposto pelo Executivo. No momento, a matéria aguarda pela sanção do prefeito Daniel Guerra.

De acordo com Frizzo, na tarde de ontem, por meio de convite direcionado, o prefeito chamou alguns conselheiros do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan). Enumerou alguns representantes, como da UCS, da CIC, do CAO, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. “Um conselheiro não convidado nos avisou. Fernando Reis reclamou que o conselho não teria sido ouvido”, observou.

O presidente da comissão enfatizou que aquele substitutivo resultou de mais de 150 sugestões, recebidas da comunidade, em audiências públicas e reuniões abertas. Frizzo contou que as contribuições foram remetidas à Prefeitura, sendo que esta se negou a acolher sugestões e, tampouco, fazer alterações na redação inicial do projeto. Criticou a tentativa do Executivo, de reduzir índices de construção.

Entre os vereadores que se manifestaram, Paula Ioris/PSDB sugeriu à comissão chamar os mesmos conselheiros que opinaram na reunião de ontem, no âmbito do Conseplan. Denise Pessôa/PT citou reclamações de conselheiros com relação ao release, divulgado no site da Prefeitura. “Há questionamentos se o que a assessoria de imprensa do município divulgou corresponderia ao que, de fato, foi dito ontem”, ponderou.

02/10/2019 - 18:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo