Voltar para a tela anterior.
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi palco de uma Reunião Pública, na manhã da última quinta-feira, 24, sobre a Polícia Municipal e seus impactos na segurança da capital gaúcha. É a segunda reunião que Alexandre Bortoluz (Progressistas), o Bortola, se faz presente em eventos sobre o tema no parlamento municipal porto-alegrense, visando a troca de experiências e a busca por melhorias na segurança pública de Caxias do Sul.
A reunião foi iniciativa de sua correligionária e vereadora de Porto Alegre, Mariana Lescano, e teve a presença da Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (AGMURS) e do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (Sindiguardas-RS). A vereadora propôs o Projeto de Lei nº 131/2025, enquanto Bortola propôs, em Caxias, o PL nº 43/2025. Ambos os projetos visam regulamentar e atribuir funções de polícia à Guarda Municipal.
Na oportunidade, Bortola frisou que há um grande volume de bandidos em todos os lugares e, quanto mais reforço na área da segurança pública, indiferente da instituição, melhor para coibir a criminalidade. Os presentes debateram também as questões jurídicas e constitucionais a respeito das modificações.