Voltar para a tela anterior.

Apreciação do projeto que busca instituir o evento Bênção na Praça é adiada

A matéria é assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT e sofreu prorrogação a contar de pedido do parlamentar Gustavo Toigo/PDT


O projeto de lei (PL) 240/2017, que pretende instituir em Caxias do Sul o evento "Bênção na Praça", sofreu pedido de vista de 10 dias, durante a sessão ordinária do Legislativo desta quinta-feira (26/09). A matéria é assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT e sofreu prorrogação a contar de pedido do parlamentar Gustavo Toigo/PDT, que pretende apresentar emendas ao texto. O adiamento foi acolhido pela unanimidade do plenário.

Pela proposta, que contém substitutivo (SB-1/2019), suprimindo do texto o termo “religioso”, o evento será realizado anualmente na Praça Dante Alighieri, no mês de dezembro, nas semanas que antecedem o Natal. A matéria diz que a coordenação da "Bênção na Praça" será de responsabilidade dos Freis Capuchinhos.

Na plenária de hoje, o vereador Edio Elói Frizzo/PSB disse respeitar todas as expressões religiosas, porém não sente segurança para votar o PL 240/2017. Segundo o socialista, a constituição federal já garantiria a liberdade de culto religioso. “Fico na dúvida se não abriria um precedente para esta Casa. Talvez uma alternativa seria colocar esse evento no calendário oficial do município”, cogitou.

Velocino justificou que, quando protocolou a matéria, em 2017, seu propósito era reconhecer um ato que valoriza a fé das pessoas. Diante da informação divulgada nesta semana, pela imprensa local, sobre o fato de a prefeitura não ter autorizado os freis Capuchinhos a realizarem a tradicional bênção, neste ano, o pedetista lembra que a praça “é pública, do povo”, e, nela, há lugar para todas as etnias e crenças.

Na exposição de motivos, Velocino explica que a iniciativa dos frades nasceu em 2003. Inicialmente, de uma atitude do então frei Irineu Costella e, depois, assumida pelo frei Renato Zanolla (falecido em 2013), que, no dia 18 de dezembro daquele ano, decidiu colocar o hábito e ir à Praça com o intuito de dizer algo ou dar uma bênção para quem o procurasse. “A Bênção na Praça começou em nossa Caxias do Sul e, hoje, já é realizada em diversas cidades gaúchas atendidas pelos Capuchinhos, como Lagoa Vermelha, Marau, Santa Maria e Bagé”, conta o vereador.

O pedetista ressalta que o evento geralmente reúne cerca de 20 freis, que se colocam em vários pontos da praça onde as pessoas formam filas para receberem as bênçãos. “A praça é lugar do encontro, da diversidade e da acolhida. Eles recebem a todos independente da fé que professam”, esclarece o parlamentar.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PEDIDO DE VISTA AO PROJETO DE LEI Nº 240/2017

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Não Votou

RICARDO DANELUZ PDT Não Votou

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

26/09/2019 - 17:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo