Voltar para a tela anterior.

Comissão de Agricultura luta pelo fim da exigência da Guia de Trânsito Animal Equino para eventos e exame de mormo

Os encaminhamentos da audiência pública desta segunda-feira (16/09) serão enviados para entidades competentes


A tentativa de fazer com que a Guia de Trânsito Animal (GTA) Equino para eventos e a realização do exame de mormo não sejam mais obrigatórios foram as conclusões da audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (16/09), no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva. A iniciativa é da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), que encaminhará relatório com os resultados para o Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura, deputados da região e os demais que tenham afinidade com o assunto. 

A Guia de Trânsito Animal (GTA) Equino é um documento necessário para transportar animais, utilizado para levá-los a rodeios, torneios de laço e eventos tradicionalistas. Para o vereador-presidente da comissão, Ricardo Daneluz/PDT, é como se alguém tivesse carteira nacional de habilitação e precisasse de um novo documento autorizando ir de carro a certos lugares. 

Sobre o exame de mormo, o parlamentar trouxe dados de que nos últimos 2 anos e meio não houve nenhum caso comprovado da doença no Rio Grande do Sul, sendo que já foram realizados cerca de 300 mil exames.

Daneluz destacou que há uma mobilização regional a respeito das duas questões, e levando a situação às entidades competentes faz com que possam ser ouvidos. Além disso, enalteceu a importância da realização de eventos fora da sede do Legislativo caxiense. “A escolha da data e do local foram por causa dos Festejos Farroupilhas. Nada melhor do que ouvir aqueles que estão trabalhando neste setor, para que haja um resultado eficaz”, afirmou o pedetista.

Presidida pelo vereador-presidente da CAAPC, a audiência pública contou com a presença do coordenador interino da 25ª Região Tradicionalista, José Enor Andrade de Oliveira; do conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nicanor Castilhos; do presidente do Sindicato Patronal Rural de Caxias do Sul, Valmir Susin; e do vereador Velocino Uez/PDT.

Além de Daneluz e Uez, também integram a comissão os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Alceu Thomé/PTB e Arlindo Bandeira/PP.

17/09/2019 - 15:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Zoraido da Silva - 7908
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo