Voltar para a tela anterior.

Comenda Irmãos Bertussi 2019 será entregue nesta quarta-feira

Neste ano, quatro tradicionalistas gaúchos serão agraciados com a medalha


Em alusão à Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Caxias do Sul realiza na próxima quarta-feira (18/09), às 19h, no Plenário, a sessão solene de outorga da Comenda Medalha Irmãos Bertussi em reconhecimento a três tradicionalistas gaúchos: Márcia Teixeira dos Santos, José Nicanor Castilhos de Oliveira e James Vandré Alves Pereira. Além dos três, Ernesto Nunes deve receber a Comenda Especial.

Márcia Teixeira dos Santos trabalhou durante 9 anos como  Sota-capaz da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) e foi diretora artística dos desfiles da Semana Farroupilha e coreógrafa de algumas alegorias da Festa da Uva. Atualmente, é diretora do departamento de espetáculos e membro do grupo adulto do CTG Campos dos Bugres. Participou da Comissão do Financiamento de Arte e Cultura Caxiense (Fianciarte) e da Comissão de Lei de Incentivo a Cultura de Caxias do Sul (Comic). Márcia tem parentesco com o falecido cantor Vitor Mateus Teixeira, mais conhecido como “Teixeirinha”.

José Nicanor Castilhos de Oliveira prestou serviços para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como patrão, coordenador da 25ª RT, conselheiro do MTG, juiz campeiro e diretor dos juízes do Rio Grande do Sul.

James Vandré Alves Pereira é diretor artístico da 25ª Região Tradicionalista (RT), conselheiro do MTG e possui atuação destacada e reconhecida no meio tradicionalista da cidade.

O músico e compositor Ernesto Nunes deve receber a Comenda Especial, pelo destaque na defesa do tradicionalismo. Ele possui sete discos gravados e mais de 100 músicas.

Originalmente, com o nome Medalha Honeyde Bertussi, a comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. É outorgada a cada dois anos em reconhecimento a pessoas que tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha em Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Em 2018 a Câmara aprovou o decreto legislativo (PDL 23/2017), que alterou o título da comenda para Medalha Irmãos Bertussi, com objetivo de prestar homenagem ao músico Adelar Bertussi, falecido em setembro de 2017. A iniciativa partiu dos vereadores Elói Frizzo/PSB e Ricardo Daneluz/PDT. Durante a década de 1950 os irmãos Honeyde e Adelar Bertussi formaram a dupla Irmãos Bertussi. Honeyde faleceu em janeiro de 1996.

16/09/2019 - 14:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Zoraido da Silva - 7908
Redator(a): Maicon Lenon Duarte da Silva

Ir para o topo