Voltar para a tela anterior.

Prevenção ao Suicídio é o tema abordado por representante do CVV na tribuna

O mês de setembro terá diversas atividades para a conscientização


Explicar sobre as ações do Centro de Valorização da Vida (CVV) foi o que motivou José Theodoro a ocupar a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/08). O CVV foi fundado em 1962 e o seu papel é prestar apoio emocional e de prevenção ao suicídio. São mais de 120 postos no país, atendendo em 23 estados e Distrito Federal, e três milhões de atendimentos anuais, com sigilo absoluto, pelo telefone 188, de acordo com dados do ano de 2018. “Somos três mil voluntários em todo o Brasil. A cada dia, esse número aumenta mais”, explicou Theodoro.

O 188 é o primeiro número telefônico gratuito, inclusive com ligações por celular para apoio emocional de emergência da prevenção do suicídio. Os atendimentos são 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, no mundo. A depressão afeta 5,8% dos brasileiros (11,5 milhões de pessoas), dado que coloca o país na quinta colocação, no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será a segunda doença mais incapacitante do mundo até 2020, somente atrás de doenças do coração. O Brasil também é o país com maior prevalência de ansiedade no planeta, com 9,3% da população afetada, ainda de acordo com a OMS.

Theodoro convidou todos para o lançamento da programação do Setembro Amarelo, na segunda-feira, dia 2 de setembro, às 19h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Pettefi.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site: www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade, que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. A instituição mantém o Hospital Francisca Julia, o qual atende pessoas com transtornos mentais e dependência química, em São José dos Campos-SP.

28/08/2019 - 15:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo