Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier ressalta o valor do investimento no esporte desde a base

O vereador teceu críticas à redução dos recursos repassados pelo Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer


A partir da tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (27/08), o vereador Felipe Gremelmaier/MDB destacou o valor do investimento, no esporte. Citou as megaestruturas montadas no Brasil, para receber os principais eventos esportivos mundiais, que estão paradas.

O emedebista apresentou números da última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, Peru, sendo que a delegação brasileira obteve o melhor resultado em toda a história. Os atletas voltaram ao Brasil com 171 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Gremelmaier ressaltou, ainda, a importância de investir na base, na formação de novos atletas. Dos 264 medalhistas brasileiros, 41 têm 20 anos ou menos (15,5%), sendo que 39,4% da delegação é composta por jovens de 23 anos ou menos.

O parlamentar lamentou os cortes no Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte), que repassava a projetos em torno de R$ 3,5 milhões. Mas, agora, são repassados, aproximadamente, R$ 800 mil. Gremelmaier apontou que os resultados são conquistados por clubes privados, tendo em vista que o investimento público é quase irrelevante, e cabe ao setor privado formar atletas.

Para exemplificar, o vereador citou o Centro de Formação em Excelência em Badminton Murialdo, que é um dos quatro maiores do país, chancelado pela Confederação Brasileira de Badminton. O projeto atende 350 crianças e adolescentes, sendo que 50 representam Caxias em competições em diversas cidades do Brasil. Também foi exposto o trabalho da Associação Caxiense de Taekwondo, que treina 150 crianças nas dependências da Universidade de Caxias do Sul, e outras 100 por meio de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Gremelmaier apontou que uma das grandes funções do Fiesporte era incentivar e levar projetos onde o município não consegue chegar. Na ótica do vereador, o município não tem pernas para atuar em todos os bairros da cidade e atingir todas as comunidades, nas mais variadas modalidades esportivas. Com a redução dos recursos repassados, os profissionais do esporte não conseguem desenvolver os projetos, afirmou o emedebista.

Adiló Didomenico/PTB mostrou-se chateado por ver o quanto se investe na Seleção Brasileira de Futebol masculino, comparado com o que se investe nas demais modalidades esportivas. Para o vereador Paulo Périco/MDB, resultados como o do Pan-Americano 2019 mostram o quão importante é investir, não apenas em esporte, mas em cultura.

Em seu primeiro mandato, Tatiane Frizzo/SD afirmou que, quando assumiu a cadeira na Câmara, foi procurada por diversos atletas que levavam o esporte às comunidades carentes, sem mais ter o apoio do Executivo.

27/08/2019 - 16:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo