Voltar para a tela anterior.

Em sessão emocionante, fotógrafa Liliane Giordano recebe Título de Cidadã Caxiense

Homenagem foi indicação do vereador Alberto Meneguzzi e teve a presença de representantes do setor cultural


A fotógrafa Liliane Giordano recebeu, na noite da última segunda-feira (19/08), o Título de Cidadã Caxiense, em sessão solene realizada no plenário do Legislativo. A homenagem, proposta pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, emocionou a todos os participantes e contou com a presença de representantes do setor cultural de Caxias do Sul. O ato foi presidido pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

Em seu discurso, Meneguzzi citou que a fotografia, na comunicação, é a arte de eternizar os momentos em imagens. O parlamentar citou como exemplo as galerias de ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara de Caxias do Sul, localizada no saguão e na sala da presidência. Além disso, ele citou a aprovação, em 2017, da lei que formaliza a realização anual da Semana Municipal da Fotografia, que neste ano chega à 12ª edição.

Ao homenagear Liliane, o vereador fez memória da história da profissional que iniciou sua carreira na área da informática. Salientou o talento, a humildade, a capacidade empreendedora da fotógrafa. “Ela adotou Caxias, ela sempre deu o máximo de si para tornar a cultura caxiense mais sólida. Além disso, como professora, compartilha o conhecimento com jovens, adultos e nas igrejas, comunidades, ONGs e escolas, faz muitas ações voltadas ao ensino da arte de fotografar. Muito obrigado por tudo o que tu representas para Caxias”, concluiu Meneguzzi.

Liliane nasceu em Esmeralda/RS e veio para Caxias aos 22 anos de idade. Seu gosto pelo mundo da imagem não surgiu pelo resultado da fotografia em si, mas pelo que acontecia no processo, como a câmera funcionava e qual era a reação das pessoas frente a ela. Com o advento da fotografia digital, ela conciliou seus conhecimentos de informática com o mundo da fotografia.

Em 2007, Liliane iniciou a Sala de Fotografia, onde passou a dar cursos focados no processo, analisando como os estudantes reagiam às aulas e o que mudava em suas vidas. Aos poucos, isso se tornou um percurso didático, com aulas focadas na contribuição do estudante para a leitura da visualidade como um todo. Em 2018, lançou a “Liliane Giordano Arte em Roupa” que consiste na fabricação, com tiragem limitada, de peças de vestuário com estampas das fotografias feitas por ela.

Também é professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e ministra cursos, oficinas e palestras gratuitas sobre fotografia e sua importância social. No seu trabalho comunitário e pela valorização da fotografia e da cultura caxiense, Liliane foi uma das fundadoras do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Também uma das incentivadoras e realizadoras da Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

Após receber o diploma de Cidadã Caxiense, Liliane emocionou a plateia com sua história de vida. Ela agradeceu pela homenagem e fez memória de sua família, que lhe ensinou os valores humanos e profissionais. “Eu escolhi morar em Caxias e Caxias me acolheu. Agradeço as oportunidades de trabalho, das universidades e também de conviver entre os jovens, criando com eles. Tudo isso me permite ajudar a construir uma cidade melhor, com pitadas de amor”, pontuou a fotógrafa. Até o dia 30 de agosto, a comunidade caxiense pode conferir a exposição “Cidadãos do Mundo”, da fotógrafa Liliane Giordano. São quadros que mostram sorrisos e linhas faciais de pessoas de diferentes culturas. A mostra está localizada no Espaço Cultural Mário Crosa.

 

*Redator: Felipe Michelon Padilha (MTB 18.052) 

20/08/2019 - 11:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo