Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de reunião pública para tratar situação dos recicladores e cobra postura do município

Representantes de entidades pediram mais apoio do poder público para minimizar a preocupante precarização do trabalho


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na noite desta segunda-feira (29/07) de uma reunião pública para tratar a situação dos trabalhadores que atuam nas reciclagens de Caxias do Sul. A reunião, solicitada por Bueno, foi comandada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, vereador Gustavo Toigo/PDT. Ao final do encontro, ficou definido que uma carta de reivindicações do Movimento Catador Legal de Recicladores - lida durante a reunião - será encaminhada ao prefeito Daniel Guerra, já que o município não enviou qualquer representante, mesmo com várias secretarias sendo convidadas pelo comissão.

Entre as demandas solicitadas pela categoria, estão a aplicação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, para as reciclagens conveniadas e incubadoras e melhorias na retirada dos rejeitos ou soluções para a falta constante de veículos equipados com poliguindastes. Eles também pediram ajuda no conserto de equipamentos de logística das reciclagens, como prensas, esteiras e elevadores de cargas. Vários recicladores se manifestaram e pediram mais apoio da prefeitura e também legislações que facilitem o trabalho. Disseram ainda que a população pode auxiliar mais separando melhor o lixo, já que em alguns casos se aproveita, no máximo, 25% do total colocado no seletivo e que depois é entregue pela Codeca às recicladoras.

Em sua fala, Bueno lamentou que os recicladores têm sido humilhados ao procurarem a prefeitura na busca de soluções para seus problemas diários, principalmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde estariam sendo destratados.

"As promessas feitas durante a campanha eleitoral pelo então candidato Guerra se mostraram inverídicas. Ele passou nas reciclagens, apertou as mãos dos trabalhadores e agora essas pessoas não têm coragem de olhar para essas pessoas e ao menos ouvir suas reclamações e sugestões", ponderou o pedetista.

O parlamentar ainda disse que a prefeitura está falhando na intermediação de empresas para comprar o material seletivo, além de ser omissa ao não fiscalizar veículos que estariam vindo de fora da cidade recolher os resíduos antes da coleta pela Codeca.

"Esses trabalhadores estão sendo desrespeitados diariamente, e a prefeitura deveria ter humildade de ouvir eles e atender a essas demandas, porque eles são agentes ambientais e favorecem a nossa cidade. Além disso, deveriam cumprir a legislação vigente", concluiu.

30/07/2019 - 13:57
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo