Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Econômico encaminhará ao prefeito reivindicações de recicladores

Uma reunião pública desta segunda-feira ouviu pleitos do Movimento Catador Legal de Recicladores


Uma carta de reivindicações do Movimento Catador Legal de Recicladores será encaminhada ao prefeito Daniel Guerra, conforme deliberação de reunião pública, realizada na noite desta segunda-feira (29/07), na sala das comissões do Legislativo caxiense. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, o vereador Gustavo Toigo/PDT afirmou que encaminhará o documento ao presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, para que este proceda ao envio oficial ao chefe do Executivo. Apesar de convidada, a Prefeitura não trouxe representante para o encontro de hoje.

As lideranças daquela categoria solicitaram, entre outros pontos, estas demandas: aplicação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (lei 8.183/2016), para todas as reciclagens conveniadas e incubadoras, e melhoria na retirada dos rejeitos ou soluções para faltas constantes de veículos equipados com poliguindastes, na coleta diária. Requisitaram apoio no conserto de equipamentos de logística prioritários das reciclagens, como prensas, esteiras e elevadores de cargas.

O movimento também atentou para a necessidade de qualificação dos materiais recicláveis entregues às reciclagens de ações que contivessem a catação desenfreada, na área mecanizada. Quer doação de sapatos, luvas e óculos, para a segurança dos recicladores, e aplicação de 1% dos recursos de contratos especiais da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), para melhorias nas reciclagens. Pediu, ainda, a retomada do plano de inserção de catadores de ruas nas reciclagens, pelo Programa Catador Legal, reduzindo a população de catadores no perímetro urbano.

Antes da entrega desse documento ao presidente da comissão, três representantes do setor detalharam boa parte das reivindicações. Foram eles: Suelen de Freitas, da ARCA, Adroaldo Flores, do Centenário, e Eliana Paim Borges, da Santa Rita. Das 13 recicladoras existentes na cidade, 12 delas se fizerem presentes à reunião de hoje. O vereador Toigo mencionou que segue em tramitação na Casa o projeto de lei 99/2016, de sua autoria e voltado a instituir o Marco Legal da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Entre outras autoridades, também participaram do encontro de hoje os vereadores Elisandro Fiuza/PRB, Felipe Gremelmaier/MDB, Rafael Bueno/PDT (proponente da reunião), Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/SD, e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter. Além do vereador-presidente Gustavo Toigo/PDT, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Edio Elói Frizzo/PSB, Elisandro Fiuza/PRB e Paulo Périco/MDB.

29/07/2019 - 22:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo