Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez volta a criticar transferência de estudantes da Escola Arlinda Manfro

O pedetista repercutiu pareceres de insalubridade do local indicado pela Secretaria de Educação


Na plenária desta quarta-feira (17/17), o decreto do Executivo que determina que os alunos da Escola Arlinda Lauer Manfro, na 4ª Légua, sejam remanejados para o Salão Paroquial de Galópolis, foi, mais uma vez, o tema do grande expediente do vereador Velocino Uez/PDT. Ele repercutiu que a comunidade da 4ª Légua enviou um ofício à Secretaria Municipal de Educação (Smed), com 1.200 assinaturas de contrariedade ao local indicado pela pasta, e que os estudantes permaneçam na escola Arlinda Manfro, após as reformas necessárias.

Conforme o pedetista, o Ministério Público (MP) e o Conselho Municipal de Educação já caracterizaram o Salão Paroquial como insalubre. Há 20 dias, o MP ingressou com uma ação para que a justiça intervenha nessa situação.

Após parecer de um engenheiro técnico, Uez disse que a escola poderá receber intervenções e reparos, sanando inconformidades em 30 dias, não necessitando do fechamento da escola após as obras, como a Smed teria sinalizado querer. O custo dessa obra seria de R$ 32 mil, segundo parlamentar, e a comunidade se comprometeu em auxiliar, no que for necessário. O pedetista lamentou que a Smed ignorasse o parecer dos órgãos e profissionais competentes.

Acerca do ginásio de Galópolis, Uez chamou a atenção que o local é área de banhado, cercado por árvores e com pouca incidência de luz solar, favorecendo a umidade e doenças respiratórias. Disse que a Smed será responsável por possíveis problemas de saúde que os estudantes possam vir a ter. O pedetista declarou que deve ingressar com um pedido de informações, solicitando os gastos para reforma do ginásio. 

Presidente da Comissão de Educação do Legislativo caxiense, o vereador Edson da Rosa/MDB pontuou que a pasta está empenhada em atender a comunidade. Para ele, o Executivo deveria acater o parecer do MP e do Conselho de Educação. Ainda pontuou o aumento de gastos com transporte escolar, haja vista a distância muito maior entre a Escola Arlinda Manfro e o salão de Galópolis. O vereador Arlindo Bandeira/PP cobrou agilidade para resolver a situação.

17/07/2019 - 16:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo