Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional se integra para Caxias do Sul ter Delegacia de Proteção ao Idoso

Comissão do Idoso da Câmara Municipal fez pedido, que foi aceito pelo órgão


Haverá integração serrana para Caxias do Sul ter uma Delegacia Especial de Proteção ao Idoso. Apoio nesse sentido vem do Parlamento Regional, que atendeu à solicitação do presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, vereador Felipe Gremelmaier/MDB. O pedido e a concordância ocorreram nesta sexta-feira (28/06), em reunião de trabalho, na sede do Legislativo caxiense.

À presidente do Parlamento Regional, Patrícia Camassola/MDB, aos presidentes de Câmaras de Vereadores de outras cidades e outras autoridades, Felipe Gremelmaier explicou que a DP do Idoso de Caxias do Sul poderá ser referência regional. No Rio Grande do Sul, apenas Porto Alegre e Santa Maria contam com esse tipo de repartição policial, importante para combater crimes contra idosos, como maus-tratos e golpes financeiros, cada vez mais comuns.

A instalação da Delegacia Especial é a principal bandeira da Comissão do Idoso neste ano. O grupo defende a importância da repartição para atender a cerca de 60 mil pessoas com ou mais de 60 anos da população da cidade. Formado por Felipe Gremelmaier, Adiló Didomenico/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/SD e Velocino Uez/PDT, a composição tem obtido avanços em sua luta.

Em 27 de março deste ano, a Comissão encaminhou na Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Porto Alegre, uma solicitação ao Governo do Estado, a quem compete criar a DP. Em 9 de abril, parlamentares se reuniram com o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, que declarou ser favorável à ideia e se dispôs a colaborar com efetivo pessoal e infraestrutura.

No dia 10 de junho, em encontro na sede da 2ª Procuradoria-Geral do Estado, em Caxias do Sul, obteve-se do coordenador regional, Rafael Orozco, o compromisso de que o órgão também é parceiro. O grupo sugeriu à PGE acordos com empresas em débito com o governo estadual. O plano é que essas devedoras disponibilizem à futura delegacia mobílias e equipamentos de informática, por exemplo. Assim, pagariam suas contas junto ao Estado.

* Redator: Clever Moreira.

28/06/2019 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo