Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia Escola Municipal João de Zorzi

A instituição completa 40 anos de atividade em 2019


Em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (27/06), a Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou a Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi. A instituição de ensino atua na cidade desde 1979, completando 40 anos em 2019. A iniciativa partiu do vereador Rodrigo Beltrão/PT, por meio do requerimento 66/2019, aprovado por unanimidade, no plenário.

Beltrão falou em nome do Legislativo e afirmou que é muito importante mostrar os bons exemplos presentes na sociedade. “A educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas. As pessoas transformam o mundo”, com a frase de Paulo Freire, o vereador definiu o trabalho desenvolvido na escola.

Além de buscar referenciais positivos, Beltrão destacou que os vereadores, também, se empenham para que as crianças tenham melhores estruturas e que as demandas sejam supridas. O parlamentar citou que a Escola João de Zorzi atende 284 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para acolher os estudantes, a instituição conta com a equipe diretiva, um secretário, duas bibliotecárias, duas cozinheiras, três profissionais de limpeza e 23 professores.

A atual diretora, Tania Almeida Neuwald, disse, em seu pronunciamento, que a caminhada, nesses 40 anos, foi construída por muitas mãos, que seguirão trilhando. “Esta solenidade com certeza ficará na memória de todos nós. Nestes 40 anos, muitas pessoas passaram pela escola deixando lembranças positivas e levando aprendizados”, ressaltou a diretora.

Tania ainda acrescentou que a escola tem por objetivo assegurar a todos os estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade. Além disso, a solene contou com apresentações de alunos da Escola João de Zorzi e da Associação Criança Feliz.

Por meio de um levantamento realizado na época que iniciaram os trabalhos no colégio, foi identificado que 200 crianças, em idade escolar, estavam sem estudar no bairro Fátima Baixo. Assim, surgiu a escola, para suprir a necessidade das famílias que moravam na localidade. No decorrer de quatro décadas, a escola se tornou parceira da comunidade, buscando aprimorar sua proposta educacional, para contemplar as demandas da realidade que, hoje, a comunidade escolar vive.

 

28/06/2019 - 17:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo