Voltar para a tela anterior.

Aumento de salários dos parlamentares federais é repudiado pela Câmara de Caxias do Sul

Guerra garante que, se houver aumento para os vereadores, devolverá a diferença que superar a inflação


Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Comissão Representativa desta terça-feira (21), a moção de repúdio ao autorreajuste dos salários do presidente e do vice-presidente da República, de ministros, senadores e deputados federais, a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2011. Autor da medida, o vereador Daniel Guerra/PSDB garantiu que, se houver aumento no subsídio dos vereadores caxienses, superando o índice inflacionário do período, devolverá a diferença à sociedade, através de doações a entidades.

O reajuste obteve aprovação no Congresso Nacional, no último dia 15 de dezembro, concedendo 61,83% a senadores e deputados, 133,96% para o presidente da república, e 158,63% para vice-presidente e ministros de Estado. O impacto da alteração, nos salários dos parlamentares, deve chegar a R$ 2 bilhões por ano, nas assembleias e câmaras municipais, pelo país.

De acordo com Guerra, a discussão de alguns temas prevalecem sobre outros, em contradição com os princípios democráticos. Ele questionou o porquê de esse assunto não ter sido votado antes das últimas eleições, realizadas em outubro passado.

Para suprir a elevação nos gastos, o orçamento dos cofres do governo federal aumentará R$ 87 milhões ou 66,20%. O parlamentar tucano acredita ser possível que, no próximo ano, aconteça uma enxurrada de aumentos, com o pretexto da isonomia entre os poderes.

Agora, a moção será enviada para a Presidência da República e aos ministros do Supremo Tribunal Federal, à Presidência do Senado Federal e às respectivas bancadas, à Presidência da Câmara Federal e às bancadas daquela Casa, à Presidência e aos ministros do Tribunal de Contas da União, à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e às respectivas bancadas, à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e ao governador eleito Tarso Genro.

21/12/2010 - 18:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo