Voltar para a tela anterior.

Toigo critica decisão da Semtur de incluir a cidade na Região Turística das Hortênsias

O parlamentar defende o fortalecimento da atual região em que o município está relacionado: da Uva e do Vinho


A decisão da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de solicitar inclusão da cidade na Região Turística das Hortênsias recebeu críticas do vereador Gustavo Toigo/PDT e de outros legisladores, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26/06). O parlamentar defendeu o fortalecimento da atual região em que a cidade está relacionada: da Uva e do Vinho.

“Essa inclusão de Caxias na Região das Hortênsias, que aborda cinema, chocolate, snowland (com atividades que exploram a neve), está fora de padrão. É uma ideia que temos de rechaçar. A nossa vocação é outra: a uva e o vinho. Desde 1971, o Estado foi dividido em nove regiões. A nossa é a da Serra Gaúcha, com duas subdivisões: da Uva e do Vinho e a das Hortênsias. Caxias faz parte da primeira. Temos toda uma construção voltada ao enoturismo. É preciso se juntar com os municípios, valorizando o que é da nossa tradição”, entende Toigo, informando que o Passo do Vinho, que abrange Nova Pádua, Flores da Cunha e Caxias do Sul, já está estruturado e poderia ser bem divulgado pelo município caxiense, assim como os demais roteiros existentes.

Antes de reafirmar essa sua posição, o pedetista apresentou números de movimentação turista em alguns municípios gaúchos. Mencionou a Expobento e a Fenavinho que aconteceram na cidade vizinha neste mês, encerrando-se no último domingo (23/06). De acordo com Toigo, esses dois eventos atraíram 253 mil visitantes, movimentando R$ 40 milhões em negócios e uma venda de 15 mil garrafas de vinho, por exemplo. Diante da receptividade, os dois festejos já têm data para ocorrerem em 2020: de 5 a 14 de junho.

A Copa América, que o Brasil sedia atualmente e ocorre em estádios como os da Capital do Estado, também foi lembrada pelo parlamentar. Segundo Toigo, somente um dos jogos, envolvendo as seleções do Uruguai e do Japão, teve 40 mil pagantes na Arena do Grêmio. “Essa movimentação ocorreu no período do feriadão de Corpus Christi, que, aqui na região, no distrito de Galópolis e em Flores da Cunha chamou a atenção dos visitantes pelos tapetes coloridos”, citou. No caso de Bento Gonçalves, o pedetista comentou que o índice de ocupação da rede hoteleira foi 95% no período.

Diante das diversas atividades de cidades vizinhas, o petista cobrou mais ações por parte da Semtur e mais envolvimento da titular da pasta, a turismóloga Renata Carraro. Os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Edson da Rosa/MDB e Velocino Uez/PDT lamentaram que Caxias do Sul não esteja mostrando aos turistas o potencial gastronômico e seus cenários.

O vereador Felipe Gremelmaier/MDB também se opôs à atitude da gestão municipal caxiense e sugeriu às comissões parlamentares da Câmara ligadas às áreas do Desenvolvimento Econômico e da Cultura chamarem a secretária para dar explicações mais fundamentadas a respeito do assunto. “É uma ideia mirabolante mudar da Uva e do Vinho para Região das Hortênsias. Não é vinculando o município às cidades de Gramado e Canela que os turistas vão vir a Caxias”, avalia o emedebista.

26/06/2019 - 11:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo