Voltar para a tela anterior.

Debatida criação do Selo de Qualidade do Turismo em Caxias do Sul

A ideia partiu do vereador Ricardo Daneluz/PDT, que também é mestrando na área, e passou em primeira discussão na sessão ordinária de hoje (25/06)


A criação do Selo de Qualidade do Turismo em Caxias do Sul está em debate no Legislativo e passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (25/06). A ideia partiu do vereador Ricardo Daneluz/PDT, que também é mestrando na área. O projeto de lei (PL) é o de número 118/2018 e contém duas emendas: uma ajusta a redação do artigo 1º e a outra suprime o artigo 4º, que trata da regulamentação da matéria por parte do Executivo.

A partir do ajuste sugerido, o artigo 1º traz a implantação do Selo de Qualidade do Turismo no município com o propósito de classificar os serviços turísticos prestados por empresas e/ou entidades.

De acordo com a proposta, a classificação discorre sobre os padrões dos serviços turísticos prestados por empresas e/ou entidades, destacando os seguintes setores: I - atrativos turísticos; II - meios de hospedagens; III - espaços para eventos; IV - agências de turismo receptivo; V - transportadoras turísticas; VI - locadoras de automóveis; e VII - organizadoras de eventos.

A matéria detalha que são objetos do selo a preservação da imagem interna e externa do turismo de Caxias do Sul; a imagem do turismo em Caxias do Sul; e a manutenção da confiança do turista no produto/serviço que é colocado à sua disposição.

Na exposição de motivos, Daneluz explica que o objetivo da proposição é imprimir uma marca municipal que identifique o trade turístico de Caxias do Sul. Caso aprovado e sancionado, “este selo valorizará os empreendimentos turísticos. Se pretende que o selo seja sinônimo de qualidade tanto na questão física quanto na hospitalidade do local visitado”, ressalta o pedetista.

O vereador acrescenta que a iniciativa está embasada na geração de novos empregos e na possibilidade de novos ganhos pela tendência de agregar valor aos produtos e aos serviços das empresas participantes.

O PL 118/2018 voltará ao plenário para segunda discussão e votação final.

25/06/2019 - 14:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo